3 tragédias do final de semana que terminaram com várias famílias
Motorista de caminhão suspeito de causar tragédia na BR-116 se
O motorista de caminhão suspeito de provocar o grave acidente na BR-116, que deixou ao menos 41 mortos, apresentou-se à Polícia Civil em Teófilo Otoni (MG), na tarde desta segunda-feira (23/dezembro). Ele chegou ao local acompanhado de cinco advogados e estava prestando depoimento.
De acordo com informações da polícia, o homem, cuja identidade não foi divulgada, estava com a carteira de habilitação suspensa desde 2022. Ele perdeu o direito de dirigir após ser flagrado em uma blitz da Lei Seca em Mantena, no Vale do Rio Doce, onde se recusou a realizar o teste do bafômetro. Apesar da suspensão, continuava dirigindo, o que contribuiu para sua implicação no trágico acidente.
A colisão aconteceu na madrugada do último sábado (21/dezembro), no km 285 da BR-116, na comunidade rural de Lajinha, em Teófilo Otoni. Um ônibus que havia saído do Terminal Tietê, em São Paulo, na manhã de sexta-feira (20/dezembro), com destino a cidades da Bahia, incluindo Elísio Medrado, foi atingido pelo caminhão.
Após o impacto, o motorista do caminhão fugiu do local e era considerado foragido até sua apresentação à polícia.
A PCMG (Polícia Civil de Minas Gerais) segue investigando o caso e coletando informações sobre as circunstâncias do acidente. Familiares das vítimas aguardam esclarecimentos sobre o que levou à tragédia. A polícia deve anunciar nas próximas horas as medidas que serão tomadas contra o suspeito.
A tragédia deixou o país em luto e levantou questionamentos sobre a fiscalização de condutores que insistem em desrespeitar as leis de trânsito, mesmo sem habilitação válida.
(Fonte: Gazeta Brasil)
A tragédia do avião Piper Cheyenne 400 que caiu em Gramado
O avião Piper-42-1000 Xheyenne 400 caiu em Gramado, na Região da Serra (RS), resultando na morte de 10 ocupantes e ferindo outras 17 pessoas.
A aeronave, produzida pela fabricante estadunidense Piper Aircraft entre 1984 e 1991, não tinha obrigatoriedade de possuir gravador de voo, o que, segundo a polícia, dificulta a investigação das causas do acidente.
Quando ocorrem acidentes aéreos, a busca pela caixa-preta é prioridade após o resgate dos sobreviventes. Este dispositivo é um sistema de registro de dados e voz do avião, que grava as últimas conversas da tripulação e informações da aeronave, como velocidade, aceleração, condições climáticas, altitude e ajustes de potência. A caixa-preta é dividida em duas partes: o CVR (gravador de voz do cockpit) e o FDR (gravador de dados de voo). No entanto, a ausência desse equipamento no Piper Cheyenne é um obstáculo para a investigação.
O Piper Cheyenne é uma aeronave de pequeno porte, com motor a hélice, medindo 13,2 metros de comprimento, 5,1 metros de altura e envergadura de 14,5 metros. Com capacidade para transportar quase uma tonelada de carga útil, é considerado seguro por especialistas.
A aeronave que sofreu o acidente em Gramado já havia realizado voos entre Jundiaí (SP) e Paraty (RJ) antes de seguir para a Serra. O peso do avião era de aproximadamente 5,4 toneladas, e sua situação de aeronavegabilidade estava regular.
De acordo com dados da Anac, a aeronave possui nove assentos, com capacidade para oito passageiros. Além disso, o CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) da aeronave era válido até março/2025.
A Polícia Civil informou que as vítimas da queda do avião incluem o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove familiares: a esposa, três filhas, a sogra, a irmã, o cunhado e duas crianças. Em nota, a Galeazzi & Associados confirmou que um dos mortos é Bruno Cardoso Munhoz Guimarães, diretor da empresa, mas não confirmou se ele era cunhado de Luiz Cláudio.
(Fonte: Gazeta Brasil)
Ponte entre Maranhão e Tocantins desaba e faz inúmeras vítimas
No começou da tarde desta segunda-feira (23/dezembro), Defesa Civil havia confirmado que eram três mortos, mas corrigiu a informação. Oito veículos despencaram da ponte no domingo (22/dezembro) sobre o Rio Tocantins. Quinze pessoas seguem desaparecidas após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira,
Um dos corpos localizado é de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos. Os bombeiros retomaram as buscas pelos desaparecidos apenas com botes nesta manhã, sem mergulhadores, devido presença do produto químico nas águas e a preocupação com a segurança das equipes de resgate, já que houve derramamento de ácido sulfúrico de um dos caminhões.
De acordo com o coronel Magnum Coelho, amostras de água foram coletadas para análises químicas, com o objetivo de verificar se os materiais tóxicos ainda estão presentes no rio ou já se dissiparam. “Precisamos saber a qualidade da água para que nós possamos colocar as nossas equipes de mergulhadores, que já estão aqui. Nós temos mergulhadores, temos equipamentos, embarcações e todo o efetivo está pronto para realizar as buscas e identificar qual vai ser a localização dos veículos e das vítimas que se encontram dentro dos veículos”, disse o coronel.
Pela manhã, o ministro dos Transportes Renan Filho esteve na cidade de Estreito, decretou estado de emergência e disse destinar mais de R$ 100 milhões para garantir a reconstrução imediata da ponte. Renan Filho também disse que foi aberta uma sindicância para avaliar as causas e as responsabilidades do desabamento.
O desabamento
O acidente que aconteceu na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os estados de Maranhão e Tocantins, na tarde deste domingo (22/dezembro), segundo autoridades, quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas estavam na parte da ponte que caiu.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi construída na década de 1960, tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins, pela BR-226.
Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília e passa sobre o rio Tocantins. As más condições da ponte vinham chamando a atenção de quem passava por lá. No sábado (21/dezembro), um morador postou um vídeo na internet denunciando a situação da ponte.
Causa do desabamento
Segundo o DNITT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu.
A causa do colapso ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão. A ponte foi completamente interditada, e os motoristas devem usar rotas alternativas. “Os usuários devem acessar a estrada que vai de Darcinópolis/TO a Luzinópolis/TO, chegar na BR-230/TO e seguir até o km 101 (cidade de São Bento/TO). Em seguida pegar a direita, sentido Axixá/TO e Imperatriz/MA.Maranhão: Os usuários devem acessar a BR-226/MA em Estreito/MA até Porto Franco/MA. De Porto Franco/MA os usuários devem seguir pela BR-010/MA até Imperatriz/MA”, diz o DNIT, em nota.
Rachadura na ponte
Um vereador de Aguiarnópolis (TO), filmava rachaduras na ponte no momento em que a estrutura começou a ceder.
(Fonte: G1 Maranhão)