,
No dia 13/fevereiro comemora-se o Dia Mundial do Rádio, uma data estabelecida pela UNESCO para celebrar a importância do rádio como meio de informação, entretenimento e educação, e também o Dia do Serviço de Assistência Religiosa do Exército (SAREx) no Brasil, em homenagem ao Capelão Frei Orlando. Outras datas incluem o Dia Internacional da Epilepsia e o Galentine’s Day (um dia de celebração das amizades femininas).
13/ fevereiro é o 44.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 321 dias para acabar o ano (322 em anos bissextos).
962 — Imperador Otão I do Sacro Império Romano-Germânico (atual Alemanha) e o Papa João XII coassinam o Privilegium Ottonianum, reconhecendo o Papa João como governante de Roma.
1258 — Cerco de Bagdá: Hulagu Cã, príncipe do Império Mongol, ordena que seu exército saqueie a cidade de Bagdá, que tinham acabado de capturar.[1]
1322 — A torre central da Catedral de Ely, em Cambridgeshire, Inglaterra, cai.
1462 — O Tratado de Westminster é finalizado entre o rei Eduardo IV de Inglaterra e o Senhor das Ilhas escocês.
Os conquistadores espanhóis Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana descobrem o rio Amazonas.
Catarina Howard, a quinta esposa do rei Henrique VIII de Inglaterra, é executada por adultério.
1633 — O astrônomo e filósofo natural Galileo Galilei chega a Roma para ser julgado pela Inquisição.
1660 — Com a adesão do jovem rei Carlos XI da Suécia, seus regentes iniciam as negociações para acabar com a Segunda Guerra do Norte.
1668 — Fim da Guerra da Restauração, com a assinatura do tratado de paz em Lisboa em que a Espanha reconhece definitivamente a independência de Portugal.
1689 — O estatuder da República Holandesa, o príncipe Guilherme de Orange, e sua esposa a princesa inglesa Maria Stuart, são proclamados co-governantes dos três reinos das Ilhas Britânicas, se tornando Rei Guilherme III da Inglaterra e Irlanda e II da Escócia e Rainha Maria II da Inglaterra, Irlanda e Escócia.
1692 — Massacre de Glencoe: quase 80 integrantes do Clã MacDonald em Glen Coe, na Escócia, são mortos no início da manhã por não jurarem fidelidade ao novo rei, Guilherme III de Inglaterra e II da Escócia.
1726 — O Parlamento de Negrete entre as autoridades dos indígenas mapuches e os colonizadores espanhóis no Chile põe fim à revolta mapuche de 1723-26.
1755 — O tratado de Giyanti é assinado pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, Pakubuwono III e Príncipe Mangkubumi. O tratado divide o sultanato javanês de Mataram em dois: Sunanato de Surakarta e Sultanato de Yogyakarta.
1827 — Guerra da Cisplatina: inicia-se a Batalha de Vacacai, travada entre forças das Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) e forças do Império do Brasil.
1849 — A delegação chefiada pelo bispo metropolitano Andrei Şaguna entrega ao imperador Francisco José I da Áustria a Petição Geral dos líderes romenos na Transilvânia, Banato e Bukovina, que exige que a nação romena seja reconhecida.[2]
1861 — Unificação italiana: Em Gaeta é assinada a capitulação da fortaleza que decreta o fim do Reino das Duas Sicílias.
1880 — Thomas Edison observa o efeito termiônico.
1913 — 13.º Dalai Lama proclama a independência tibetana após um período de dominação da dinastia Qing da China e inicia um período de quase quatro décadas de independência.[3][4]
1914 — Direito autoral: é criada na Cidade de Nova Iorque, a Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (ASCAP), para proteger as composições musicais com direitos autorais de seus membros.
1922 — Tem início a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, e foi um dos marcos do modernismo brasileiro.
1931 — A Índia britânica completa a transferência de sua capital de Calcutá para Nova Delhi.
1935 — Um júri em Flemington, Estados Unidos, considera Bruno Hauptmann culpado pelo sequestro e assassinato do bebê Lindbergh, filho de Charles Lindbergh, em 1932.
Segunda Guerra Mundial: Termina o Cerco de Budapeste com a rendição incondicional das forças alemãs e húngaras ao Exército Vermelho da União Soviética.
Segunda Guerra Mundial: Bombardeiros da Força Aérea Real são enviados para Dresden, Alemanha, para atacar a cidade com um bombardeio aéreo maciço.
1951 — Começa a Guerra da Coreia: Batalha de Chipyong-ni, que representou a incursão chinesa na Coreia do Sul.
Israel obtém quatro dos sete Manuscritos do Mar Morto.
Vinte e nove pessoas morrem quando o voo 503 da Sabena cai em Monte Terminillo, perto de Rieti, Itália.[5]
1960 — Com o sucesso de um teste nuclear cognominado Gerboise Bleue, a França se torna o quarto país a possuir armas nucleares.
No Brasil a moeda nacional (Cruzeiro) é substituída pela de Cruzeiro Novo por causa do aumento da inflação.
Pesquisadores americanos descobrem os Códices de Madri de Leonardo da Vinci na Biblioteca Nacional da Espanha.
1975 — Incêndio no World Trade Center em Nova Iorque.
1983 — Um incêndio em um cinema em Turim, Itália, mata 64 pessoas.
1984 — Konstantin Chernenko sucede Yuri Andropov como secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética.
1990 — Reunificação da Alemanha: um acordo é alcançado em um plano em duas etapas para reunificar a Alemanha.
1991 — Guerra do Golfo: Duas “bombas inteligentes” guiadas a laser destroem o abrigo Amiriyah em Bagdá, mais de 400 civis iraquianos no interior foram mortos.
1996 — Guerra civil é iniciada no Reino do Nepal pelo Partido Comunista do Nepal (Maoísta).
2001 — Um terremoto de 7,6 na escala de magnitude atinge El Salvador, matando pelo menos 944 pessoas.
2004 — Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics anuncia a descoberta do maior diamante conhecido do universo, a estrela anã branca BPM 37093.
2007 — O líder da oposição taiwanesa Ma Ying-jeou renuncia ao cargo de presidente do partido Kuomintang após ser indiciado por peculato durante seu mandato como prefeito de Taipei.
2008 — O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, faz um pedido de desculpas histórico aos aborígenes australianos e às gerações roubadas.[6]
2012 — Agência Espacial Europeia (ESA) realiza o primeiro lançamento do foguete europeu Vega do espaço-porto europeu em Kourou, Guiana Francesa, na França ultramarina.
Atentado terrorista durante um protesto em Lahore, no Paquistão, deixa pelo menos 18 mortos e 90 feridos.
Kim Jong-nam, irmão do líder supremo da Coreia do Norte Kim Jong-un, é assassinado no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur.
2019 — NASA conclui a missão de quinze anos do Opportunity Mars após ser incapaz de religar o astromóvel da hibernação.
Uma tempestade de inverno atinge o estado do Texas, nos Estados Unidos e mata pelo menos 70 pessoas e causa mais de 9,7 milhões de cortes de energia.[7]
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump é absolvido em seu segundo julgamento de impeachment.
(Fonte: Google / Wikeypedy)












