Prefeitos da Região Metropolitana se reúnem para discutirem sobre a BR-153 e saúde

     Os prefeitos de Rio Preto, Edinho Araújo, de Nova Granada, Tânia Liana Toledo Yugar, e de José Bonifácio, Dilmo Resende, participaram de duas reuniões, no final da manhã e início da tarde desta terça-feira (11/abril), para tratar de assuntos de interesse conjunto da Região Metropolitana de Rio Preto.

     As agendas incluíram temas como a duplicação de novos trechos da BR-153 e a definição de prioridades a serem apresentadas ao Governo do Estado, para serem incluídas no orçamento de 2024 e no PPA (Plano Plurianual). Ambas ocorreram no gabinete do chefe do Executivo rio-pretense.

     Na reunião da manhã, os prefeitos receberam representantes da concessionária Triunfo Transbrasiliana, empresa responsável pela administração do trecho paulista da BR-153.

     Atualizado sobre o andamento da liberação para as obras no lote 1 (de Icém a Onda Verde) e para o lote 3 (de Promissão até Getulina), o grupo se comprometeu a comparecer à sede da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília, com o objetivo de discutir o assunto e colocar os municípios a disposição no sentido de agilizar o processo.

     Além disso, será marcado encontro com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, para atualização acerca do andamento das licenças ambientais para essas obras.

     No período da tarde, os prefeitos receberam o secretário-executivo da Habitação do Estado de São Paulo, Eli Corrêa Filho, e o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto.

     Nesse encontro foram debatidas as prioridades regionais de interesse dos 37 municípios da Região Metropolitana, a serem incluídas na LOA (Lei Orçamentária Anual) e no PPA (Plano Plurianual) do Governo do Estado.

     A RM (Região Metropolitana) de Rio Preto se adiantou e formou grupos temáticos, compostos por prefeitos de sub-regiões, para realizar estudos a serem levados à primeira assembleia geral com todos os prefeitos.

Os primeiros temas escolhidos foram Logística e Transporte, Saúde, Saneamento Básico, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente/Mudanças Climáticas.

     Police Neto afirmou que os 12 escritórios regionais da CDHU serão colocados à disposição para dar suporte técnico às regiões que ainda não possuem Agência Metropolitana constituída, caso da região de Rio Preto.

Novo modelo para a saúde regional

     O presidente da RM, Edinho Araújo, o vice, Fernando Cunha, prefeito de Olímpia, Dra Tânia Liana Toledo Yugar, Dilmo Resende, prefeito e José Bonifácio, Xandão, prefeito de Tanabi,  ao lado do vice-prefeito de Rio Preto Orlando Bolçone, assumiram o compromisso de acelerar o debate das prioridades regionais de curto prazo que serão levadas ao governador Tarcísio de Freitas até o final de maio, a tempo de serem incluídas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado), que deve ser votada até o final de junho.

     Uma dessas prioridades é a criação de um novo modelo de atendimento para a saúde regional, aproveitando as estruturas regionais de prédios hospitalares e leitos para diminuir o fluxo de pacientes aos centros maiores, como Rio Preto.

     A prefeita granadense Dra Tânia Yugar percorreu todos os municípios da Região Metropolitana e está consolidando os dados para serem apresentados à Secretaria Estadual de Saúde.

     Já as prioridades que demandam investimentos elevados e projetos técnicos, como o Anel Viário Metropolitano (em fase de projeto), devem ser incluídos no PPA, que será votado até o final deste primeiro ano de exercício do atual governo federal.

     Um novo encontro entre prefeitos e assessores que participam dos grupos temáticos será marcado na primeira quinzena de maio, e, em data ainda a ser definida, será realizada a primeira assembleia geral de prefeitos da região, preparatória para uma visita do governador Tarcísio de Freitas à região.

 (Fonte: Jornal DHoje Interior)