Maçons homenageiam Orvile Tucunduva Westin, o único fundador vivo da Maçonaria de Nova Granada
Nesse domingo (07/maio), quando os maçons de Nova Granada preparam o almoço em comemoração ao Dia das Mães, aproveitaram a ocasião para fazer uma sessão branca para homenagear Orvile Tucunduva Westin, o único fundador da Loja Maçônica Ordem e Progresso de Nova Granada vivo.
Foi uma festa dotada de muita alegria e emoção, em que os irmãos maçons se reuniram nessa data com um super almoço de confraternização e recordações.
Orvile Tucunduva Westin, 99 anos, gerente do Banco do Brasil e advogado aposentado, foi um dos 15 fundadores da Augusta e Respeitável Loja Maçônica, nº 61 de Nova Granada, em 30/maio/1948.
Casado com a cronista social Cida Caran, residente em São José do Rio Preto.
Ele é o único fundador da Maçonaria de Nova Granada vivo. A ideia dos granadenses foi homenageá-lo em vida pelo trabalho valoroso que ele prestou a cidade e a Maçonaria de Nova Granada.
A história
Há 75 anos, alguns Maçons da Loja Renovadora, 36, da cidade de Olímpia (SP), radicados em Nova Granada, concluíram que estava cada vez mais difícil a participação das atividades daquela Oficina devido a distância, e acharam por bem fundar uma Loja Maçônica em Nova Granada.
No início de 1948 durante uma reunião na farmácia do Irmão Senhorinho Antônio de Souza, os Srs, Sebastião Alves de Souza, José Maria Gomes Ferraz, Orvile Tucunduva Westin e o proprietário da farmácia, todos filiados ao Oriente de Olímpia, decidiram convidar os granadenses Abrão Bou Aidar, Caio Estrela de Souza, Jacnto Cais, José Pires Urbinatti, Manoel Gomes Vasconcellos e Nelson Ribeiro, para iniciarem na Loja Renovadora, 36 de Olímpia
.(Fonte e fotos: Rubinho Spolaor)