Craques de vôlei são descobertos por ONG em Rio Preto e região
O Vôlei GUIA Rio Preto nasceu de um sonho. O professor de educação física Guilherme Rocha Britto queria ensinar voleibol para crianças e jovens de Rio Preto e região. Mas para isso, o primeiro passo seria conseguir um local, quadras para dar essas aulas.
Em 2016, Guilherme foi até a Escola SEB, na Boa Vista, e pediu a autorização para a direção, para dar aulas gratuitas de vôlei à comunidade, no período da noite. O local foi “escolhido” pela proximidade com o terminal rodoviário e a escola abraçou o projeto que desde então cede o espaço gratuitamente.
Guilherme começou com uma turma pequena, de apenas 20 jovens, e esse sonho foi crescendo, junto com a quantidade de alunos.
Em 2019, a ONG se tornou oficial e ganhou o nome GUIA, de Guilherme + A de amor. Hoje, a GUIA atende gratuitamente 200 alunos, entre 10 e 19 anos, divididos em quatro categorias, sendo oito equipes. Além de Guilherme, outros dois professores ensinam o esporte aos jovens.
“Com o crescimento do projeto, precisamos de mais professores e a Secretaria de Esportes de Rio Preto tem um papel fundamental. Os professores são remunerados pela Secretaria que também apoia as equipes em competições”, explica Fernanda Aguiar, presidente da ONG.
Fábio Marcondes, secretário de esportes municipal de Rio Preto, afirma que a parceria é muito importante para a cidade. “Esse tipo de parceria ajuda a prefeitura a introduzir as crianças e adolescentes ao esporte”, explica Marcondes.
A Secretaria também ajuda financeiramente nas inscrições para jogos e campeonatos tanto municipais como estaduais nas viagens e alimentação.
“Graças a Deus o nosso esporte vem crescendo, vem evoluindo, e isso é motivo de orgulho para nossa cidade”, diz o secretário.
Promessas
Do Vôlei GUIA já saíram algumas promessas no esporte. Mateus Ferreira, de apenas 13 anos, e com 1.97m de altura, foi aprovado no início do ano na equipe do SESI Jaú, que é hoje a equipe de base com melhor estrutura do Estado de São Paulo e uma das mais disputadas do Brasil.
“Outro destaque é o aluno Lucca Borges que foi contratado pela equipe Novo Ideal, de Diadema, para o sub 19. Erick, que foi aprovado como ponteiro da equipe sub 16 da Praia Grande, e o Yuri Gabriel, que também foi aluno do GUIA e hoje está na equipe da FUNVIC de Pindamonhagaba”, conta Fernanda.
Além do apoio da Secretaria de Esportes, o projeto conta hoje com 10 patrocinadores e sete apoiadores desse sonho, empresas de Rio Preto e região que acreditam no esporte.
As peneiras para inclusão no projeto acontecem sempre no início do ano e são divididas pelas quatro categorias, sub 12, sub 14, sub 16 e sub 19, masculino e feminino.
Com o lema ‘Juntos a Favor da Vida’, Fernanda diz que o projeto vive de campanhas e doações. “Nós só temos a agradecer as empresas que fazem esse sonho se tornar realidade”, frisa.
“Todo mundo pode participar. Nesse momento estamos recebendo doações para a compra de uniformes. As pessoas que quiserem nos apoiar podem adotar um aluno da ONG doando o valor de uma camiseta, R$ 50, direto para a conta da ONG através do PIX (CNPJ): 36.521.379/0001-22”, conclui Fernanda.
(Fonte: Jornal DHoje Interior/Danielle Molnar)