Uma queda nos preços das passagens aéreas devem aquecer o turismo nas  férias de julho

     Julho está se aproximando e tem muitas pessoas que aproveitam essa época para viajar com a família e aproveitar as folgas escolares,  assim o sistema aéreo programou uma queda nos preços das passagens em mais de 17%, segundo o IPCA, o turismo deve aquecer ainda mais nesse período.

     Além dos tradicionais destinos de inverno, que são muito procurados para as férias de julho, outros lugares têm atraído a atenção dos turistas.

     De acordo com a plataforma internacional de reservas de acomodações Booking.com, os 10 destinos nacionais em tendência para este ano, ou seja, aqueles que mais cresceram em número de buscas por brasileiros em comparação a julho e agosto/2022, são os seguintes: Vitória, no Espírito Santo, com 274% de aumento nas buscas; em 2º, Vila Velha, também no Espírito Santo, com 267% de aumento; e em 3º, Barretos, em São Paulo, com 236% de aumento nas buscas.

     Esses dados indicam que os turistas estão em busca de destinos diferenciados e explorando novas opções.

     A professora Isabela Blumer de Oliveira já planejou suas férias de julho. Ela irá para São João da Boa Vista (SP) e depois para a cidade de São Paulo. Ela conta que geralmente viaja nessa época para visitar a família, e quando o destino é diferente, a decisão é tomada em família.

     “Pode ser para praia ou hotel fazenda, que dê para fazer de carro. Mas quando a viagem é com amigas ou quando é um destino mais elaborado e fora do País, sempre procuramos agência e compramos com antecedência”, conta a professora.

     Claudia Estrella, designer de viagens e CEO de uma agência de viagens, comenta que o turismo pós-pandemia tem crescido bastante. Ela destaca que existem opções além dos destinos mais populares, como Gramado, Bento Gonçalves e Canela na Serra Gaúcha. “Realmente o turismo pós-pandemia cresceu muito. Eu gosto de alternativas no meio do caminho, como São Francisco Xavier, que tem seus encantos únicos e menos massificados. Outra sugestão é Cambará do Sul, onde você pode viver experiências magníficas junto a natureza”, diz a designer.

     Claudia Estrella sugere outros destinos, fora do circuito, mas muito interessantes, como a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. “Aqui mais pertinho, o Daj Resort e Marina, no Paraná, é uma alternativa deliciosa. Vale lembrar também que o grande hotel Termas de Araxá está todo reformado. Quem busca algo mais perto, a dica é o Hotel Golfe Clube dos 500, em Guaratinguetá, ao lado de Aparecida. Com paisagismo de Burle Marx, o local foi residência de Di Cavalcanti”, revela Claudia.

     Na América do Sul, a Ilha de Barú, na Colômbia, “Para quem deseja neve e uma temporada de ski, os mais buscados são Pucon, no Chile, e Las Leñas, na Argentina”, comenta a designer de viagens.

Ranking

     Destinos nacionais que mais cresceram em buscas por viajantes brasileiros para viagens em julho e agosto/2023, em comparação com o mesmo período em 2022:

– Vitória, Espírito Santo: 274% de aumento

– Vila Velha, Espírito Santo: 267% de aumento

– Barretos, São Paulo: 236% de aumento

– Petrópolis, Rio de Janeiro: 218% de aumento

– Itaipava, Rio de Janeiro: 150% de aumento

– São Luís do Maranhão, Maranhão: 117% de aumento

– Ribeirão Preto, São Paulo: 114% de aumento

– Abraão, Rio de Janeiro: 104% de aumento

– Barreirinhas, Maranhão: 90% de aumento

– Porto Alegre, Rio Grande do Sul: 83% de aumento

     Destinos internacionais mais buscados por viajantes brasileiros, para o período entre julho e agosto/2023:

– Santiago, Chile

– Buenos Aires, Argentina

– San Carlos de Bariloche, Argentina

– Paris, França

– Orlando, Estados Unidos

Fonte: booking.com

Voos extras e destinos de inverno

     Para quem pensa em viajar de avião para aproveitar as férias escolares, a boa notícia é que o setor aéreo deve oferecer mais de 4,2 mil voos extras, de acordo com informações do Ministério do Turismo. E grande parte deles para o Nordeste.

     Segundo a Azul Viagens, entre os 10 destinos mais procurados para as férias de julho, seis ficam localizados nesta região.

     A lista completa dos mais buscados é composta por Porto de Galinhas, Porto Seguro, Natal, Maceió, Serra Gaúcha, Fortaleza, João Pessoa, Orlando, Paris e Curaçao.

“Alguns destinos turísticos são sempre os mais procurados no inverno, por exemplo, Santiago, no Chile; Bariloche e Mendoza, na Argentina e cidades da Serra Gaúcha”, explica Grayce Kelli Ferreira, agente de turismo e turismóloga.

     De acordo com os dados mais recentes do Kayak, um dos principais mecanismos de busca de viagens do mundo, destinos tradicionais para os brasileiros, como Orlando, Nova York e Lisboa, ficaram menos atrativos no mês de julho deste ano, em relação a 2022.

     Enquanto alguns destinos perderam seu apelo, há outras cidades que capturaram o interesse dos viajantes brasileiros, como Buenos Aires e Bariloche, na Argentina. Essas cidades tiveram um aumento nas buscas, indicando uma atração crescente entre os turistas. Além disso, alguns desses destinos tiveram queda de preços. Santiago, no Chile, por exemplo, teve uma queda de 17,81% em relação ao ano anterior.

     Outra tendência demonstrada no ranking é o crescente interesse em cidades que oferecem temperaturas frias no hemisfério sul. Os viajantes são atraídos por destinos onde possam vivenciar atividades de inverno e aproveitar a neve, como em Bariloche, na Argentina, onde as buscas aumentaram este ano. (MMM)

(Fonte: Diário da Região)