Vôlei: Brasil vence Bulgária e assume 3ª posição na Liga das Nações
O Brasil venceu a Bulgária na abertura da segunda semana da Liga da Nações, nesta terça-feira (20/junho). A seleção masculina bateu os búlgaros por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/18 e 25/15.
A partida foi na cidade de Orleans, na França, palco dos quatro próximos confrontos dos brasileiros. Alan, pelo Brasil, e Nikolov Aleksandar, pela Bulgária, foram os maiores pontuadores do jogo, com 14 cada.
Depois da vitória contra a Bulgária, na melhora atuação de seleção na VNL até o momento, a equipe comandada por Renan Dal Zotto folga nesta quarta-feira (21/junho) e, na sequência, encara Japão, Eslovênia e França. O Sportv 2 transmite as partidas da Liga das Naõe.
“Nós falamos a todo momento disso (equipe estar unida), e hoje mostramos isso. A Bulgária jogou bem, o Brasil estava atrás do placar, mas conseguiu virar. Foi um grande jogo. Eu quero ajudar o time, jogar bem”, disse Lucarelli após a vitória.
Com a vitória sobre a Bulgária, o Brasil subiu para a 3ª colocação com quatro vitórias e uma derrota (para Cuba, na primeira semana) na Liga das Nações. Já a Bulgária aparece em 11º com apenas um triunfo em cinco jogos disputados.
O líder da classificação geral é o Japão, única equipe com 100% de aproveitamento até aqui, em 5 jogos. Logo após os japoneses, estão Estados Unidos e Eslovênia. Ou seja, na quinta-feira (22/junho), às 8h00, o Brasil encara os líderes e, no sábado (24/junho), às 11h30, os atuais 4º colocados.
Nesta terça (20/junho), o Brasil teve estreias importantes de jogadores que não atuaram na primeira semana da VNL, como a de Lucão. E, ao lado do oposto Felipe Roque, o central brasileiro foi importante nos bloqueios que ajudaram o Brasil a conseguiu a virada no fim do 1º set para vencer a parcial inicial do jogo (estava 18 a 21, e a seleção virou para 25 a 22). Um set equilibrado que somente no final o Brasil conseguiu desgarrar.
No 2º set, o Brasil começou muito melhor, principalmente no saque – uma das armas mais potentes da Bulgária. Logo os brasileiros abriram 5 pontos de diferenças diante dos búlgaros. E se os rivais apostaram na potência e nas bolas altas no 1º set, no 2º a seleção brasileira atuou com muita velocidade no ataque para definir os pontos. Assim, o fim do 1º set deu o ritmo do 2º e o Brasil atropelou a Bulgária.
Alan e Honorato, novamente, começaram bem um set e colocaram o Brasil na frente logo no início da parcial. Bruninho seguiu escolhendo muito bem as bolas, ajudado por uma linha de passe brasileira que funcionou bem também no 3º set. A vantagem brasileira logo se transformou em pressão sobre a jovem seleção búlgara. Assim, vieram os erros que ajudaram o Brasil a fechar o jogo com certa rapidez.
Esquema de classificação da Liga das Nações
A Liga das Nações é disputada entre 16 seleções, com duas fases de competição. Na 1ª, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória.
Ao final das três rodadas, as oito melhores equipes avançam à fase final. O país que sediar a disputa pelo título tem lugar garantido entre os classificados. No caso da competição masculina, a Polônia já tem vaga garantida por ser a sediante da fase final.
Na fase final, o formato é de eliminação direta. Ou seja: nas quartas de final, o 1º colocado encara o 8º e assim por diante. Na sequência, serão disputadas as semifinais e as finais.
(Fonte: GE)