Detentos perdem benefício de regime semiaberto após vídeo feito dentro de presídio ser publicado na web
Quatro detentos perderam o benefício do regime semiaberto após um vídeo gravado dentro do CPP (Centro de Progressão Penitenciária), de São José do Rio Preto (SP), ser publicado em uma rede social. O caso é investigado pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária).
No vídeo, que possui mais de seis mil visualizações, um preso mostra a parte interna de uma cela e os locais destinados para dormir. Ele explica como são feitas as divisões dos espaços dentro da ala. Alguns detentos e suas respectivas funções também são apresentados na gravação.
Em nota, a SAP informou que teve acesso ao vídeo e transferiu os detentos para o regime fechado após pedido do Poder Judiciário. Na ocasião, os presos confessaram a autoria do vídeo e um celular foi apreendido.
“A SAP mantém suas ações preventivas e vem reforçando seus procedimentos para impedir a entrada de drogas e eletrônicos nos presídios paulistas. A pasta reforça que os Centros de Progressão Penitenciária custodiam reeducandos que têm acesso ao meio externo, para efetivação de estudo e trabalho”, diz a nota.
O CPP também abriu uma sindicância para investigar o ocorrido. Questionado, o juiz Evandro Pelarin, da VEC (Vara de Execuções Criminais), afirmou que também abriu procedimento para apurar o fato.
(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)