Solidariedade
Com a iniciativa do fotógrafo Milton Marques, que descobriu os problemas de saúde que a granadense Vanilda Aparecida de Souza, 49 anos, vem enfrentando. Ela está tentando se preparar para o tratamento que vem pela frente no qual suas condições são praticamente impossível pela sua situação financeira.
Tudo começou quando a paciente Vanilda teve o problema nos rins e ela teve de submeter à hemodiálise, que começou o tratamento pelo HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto, tratamento esse que ela tem que ir três vezes ou mais por semana, dependendo das suas condições.
Nesse tratamento existe a diálise, que o paciente pode fazer na própria casa, porém exige que o aparelho da diálise tem que ser instalado em um ambiente muito bem higienizado.
A reportagem de OGR foi conversar com uma das responsáveis do setor de diálise, a enfermeira Lucimara Cristina Ferreira, que faz parte da equipe que faz a visita de averiguação do local onde vai ser instalado a máquina para o tratamento, e segundo Lucimara o local tem que ser muito bem higienizado, que o grande perigo é o paciente pegar uma infecção, o que pode piorar o tratamento. “Nos estamos programando para visitar o local onde vai ser instalado a máquina na casa da Vanilda e ai, da nossa parte, daremos a liberação para a instalação do aparelho”, disse a enfermeira.
Diálise
A diálise é um processo de filtração do sangue utilizado para eliminar o excesso de líquidos e as substâncias tóxicas provenientes do metabolismo das células e da ingestão de alguns alimentos acumuladas no organismo do paciente portador de insuficiência renal avançada, aguda ou crônica.
Os pacientes em diálise apresentam valores de ureia elevados no seu sangue. No caso da hemodiálise, esses valores são reduzidos de forma significativa em cada sessão de diálise e voltam a subir até à sessão seguinte. Esta oscilação de valores tem um aspeto gráfico parecido com os dentes de uma serra de corte comum(Fonte: Google).
O paciente que faz o tratamento pela diálise tem que ser feito diariamente, já o da hemodiálise faz por menas vezes por semana.
O caso da Vanilda
O fotógrafo Milton Marques soube por conversas que Vanilda estava passando por momento complicados por falta de condições financeiras para poder arrumar o local onde deve instalar o aparelho da diálise, assim ele foi até a residência dela e fez uma matéria para o Face Book, mostrando o problema que ela pode enfrentar que é deixar o lugar higienizado.
Por isso resolveu fazer essa divulgação com a licença da paciente com a intenção de ajudar e encontrar alguém que possa ajudar também.