Cancelamento de viagens da 123 Milhas causa transtorno a clientes da região

A manchete que vem circulando desde sexta-feira (18/agosto) está sendo sobre a agência de viagem 123 Milhas teve ge

     A decisão da agência de viagens 123 Milhas de suspender pacotes e a emissão de passagens da linha promocional afetou moradores da região de São José do Rio Preto (SP). Entre eles, estão dois clientes que fariam sua primeira viagem de avião.

     A medida anunciada na sexta-feira (18/agosto) pela empresa suspendeu os contratos de uma opção econômica, que possuía datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023. Como compensação, a 123 Milhas está oferecendo vouchers.

     O agricultor Milton Soarez Barbosa, de 70 anos, contou ao G1 que comprou à vista duas passagens e o hotel para se hospedar em Fortaleza (CE), no valor de R$ 4,7 mil. A viagem estava marcada para o dia 29/junho e Milton planejava passar cinco dias no nordeste, com um amigo. “O meu amigo nunca tinha viajado de avião, então eu falei que ia viajar com ele para Fortaleza, comprei as passagens, e na semana passada soube do cancelamento pelo noticiário. Para fazer a viagem, nos programamos, então foi uma sacanagem”, revela Milton.

     Milton ainda contou que os vouchers não foram entregues a ele, além de não corresponderem ao valor pago pela viagem. Inconformado com a situação, o agricultor entrou com uma reclamação formal no Procon de Rio Preto na terça-feira (22/agosto), e pensa em acionar a Justiça, caso necessário.

     “Com tanta propaganda, eu estava confiante de comprar a viagem pela empresa. Eu nem contei para o meu amigo que não vamos viajar, ele tem 50 anos e nunca viajou de avião, ia ser a primeira vez. Se não der certo com o Procon, vou entrar na Justiça”, lamenta Milton.

     No momento, Milton afirmou que não pensa em comprar outras passagens para fazer a viagem.

Família prejudicada

      “Fiquei assustada e me senti frustrada. Estava com todos os preparativos para levar meu filho em uma viagem de avião pela primeira vez, agora não sabemos nem como contar isso para ele”, esse é o relato da engenheira civil, Gabriela de Freitas Costa Malavasi, de 31 anos. Ela, o marido e o filho, de 9 anos, estavam com as malas quase prontas para embarcar no dia 09/outubro para Natal (RN), mas os planos foram suspensos com o cancelamento divulgado pela 123 Milhas.

     Gabriela disse ao G1que comprou o pacote da viagem no dia 04/janeiro, por R$ 2,2 mil, parcelado em 9 vezes, sendo a última parcela programada para setembro. Assim como Milton, a engenheira levaria o filho para viajar de avião pela primeira vez, quando foi surpreendida com o anúncio no noticiário.

     “Eu e meu esposo reservamos férias, guardamos o dinheiro, compramos roupas e malas para se preparar. Estou a um mês da minha viagem e no momento não tenho recursos para pagar outra. O preço oferecido por eles atualmente é muito superior, inclusive ao de outras plataformas de compras”, lamenta a engenheira.

     A engenheira procurou o Procon de Rio Preto na segunda-feira (21/agosto), onde ingressou com uma denúncia formal para recuperar o dinheiro.

Denúncias

     Procurado, o Procon de Rio Preto informou que foram registradas sete denúncias até esta terça-feira (22/agosto). O CDC (Código de Defesa do Consumidor) prevê que os clientes podem ser ressarcidos por gastos adicionais que foram feitos por causa de um cancelamento. Isso se chama restituição por perdas e danos.

     “O que são perdas e danos? É um dano extra, quando, por exemplo, o consumidor – acreditando que essa passagem fosse emitida no prazo – já fez aquisição de hospedagens, de ingressos para atrações, ingressos para parques, já fez locação de veículos”, explica Leonardo Werlang, sócio do PG Advogados e especialista em Direito do Consumidor”.

     “Quais passagens e pacotes foram suspensos? Somente a emissão de passagens e pacotes da já contratados da linha ‘Promo’, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro/2023”.

     “A 123 Milhas vai devolver os valores pagos pelos clientes? A empresa afirma que os valores pagos pelos clientes serão devolvidos aos clientes em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado. Esses vouchers poderão ser trocados por passagens, hotéis e pacotes na 123 Milhas. Até o momento, a empresa não mencionou se existe a possibilidade de devolver os valores pagos pelos clientes em dinheiro”.

     “Onde solicitar os vouchers? A solicitação poderá ser feita pelos canais oficiais da agência:

www.123milhas.com ou www.123milhas.com.br, na aba “Promo 123”;

ou pelo WhatsApp (31) 99397-0210.    

      “O voucher é no valor integral? Não. Apesar de a 123 Milhas pagar o valor da passagem, mais uma correção de 150% do CDI, os vouchers estão sendo parcelados. Por exemplo: se a empresa precisa te devolver R$ 5 mil, ela vai parcelar esse valor em 5 vouchers de R$ 1 mil. Clientes estão reclamando, pois afirmam que o valor de 1 voucher não cobre o preço de uma passagem aérea para o mesmo trajeto, neste momento”.

     “Até quando o voucher ficará disponível? Os vouchers recebidos pelos clientes da linha “Promo” poderão ser utilizados em até 36 meses a partir da data de solicitação”.

(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)