Setembro Amarelo: mês dedicado à preservação do suicídio
A campanha conhecida como “Setembro Amarelo” começou no Brasil, em 2015, por iniciativa do CVV (Centro de Valorização da Vida), do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
Tem como data símbolo o dia 10, o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.
Uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, o suicídio ainda é um tema cercado de tabus, estigmas, medo e preconceitos, o que contribui para que as pessoas fiquem em silêncio quando estão em estado de sofrimento e não falem abertamente sobre o assunto.
Para desmistificar e estimular a prevenção ao suicídio, a Secretaria Municipal da Saúde realiza uma série de ações alusivas à campanha do Setembro Amarelo ao longo deste mês.
Sinais de alerta
Frases como ‘Eu preferia estar morto’, ‘Eu não aguento mais’, ‘Eu não posso fazer nada’, ‘Eu sou um perdedor e um peso para os outros’ e ‘Os outros vão ser mais felizes sem mim’, podem ser um aviso de que a pessoa está enfrentando problemas e precisa de ajuda.
Rede de atendimento
Em Nova Granada temos o CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) que possui uma equipe formada por médicos psiquiatras, enfermeiras, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de enfermagens, técnicos esportivos, fisioterapeutas arteterapeutas, estagiários, monitores e auxiliares de serviços diversos.
O CAPS Nova Granada funciona de segunda a sexta-feira das 07h00 às 17h00 – Telefone 17 32621459 watsApp 17 991872925
(Fonte: Face Book Prefeitura de Nova Granada)