Secretaria da Fazenda de SP demite e cassa aposentadoria de fiscais delatados na Lava Jato por recebimento de propina da J&F
A Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo) cassou na segunda-feira (18/setembro) a aposentadoria do ex-auditor fiscal Jaime Bordão e demitiu o auditor Amauri Braga Estrela.
O despacho da demissão foi assinado pelo secretário estadual da Fazenda Samuel Kinoshita e conta no Diário Oficial.
De acordo com a Corregedoria da Fiscalização Tributária de SP, os servidores cometeram corrupção passiva, recebimento de propinas, enriquecimento ilícito e improbidade administrativa.
Os auditores trabalhavam na Delegacia Regional Tributária de Presidente Prudente (SP).
O processo disciplinar foi aberto depois que os auditores foram delatados no acordo de leniência fechado pela empreiteira J&F na esteira da Operação Lava Jato.
Os auditores de SP foram acusados de receber propinas, entre os anos de 2010 e 2012, para agilizar procedimentos internos de homologação de R$ 59,6 milhões em créditos de ICMS em benefício da empresa em Presidente Epitácio.
De acordo com as investigações, os pagamentos teriam sido negociados pelo setor tributário da J&F e repassados a contas ligadas a familiares dos auditores.
O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em janeiro/2021.
O processo está na fase final, aguardando a sentença.
(Fonte: Gazeta Brasil)