Sob calor de quase 40°C, morador de Santa Fé do Sul frita ovo no asfalto
As altas temperatura registradas no noroeste paulista na segunda-feira (25¹setembro) foram capazes até mesmo de fritar um ovo colocado ao sol. O caso curioso ocorreu em Santa Fé do Sul (SP), quando um morador resolveu testar o experimento por volta das 13h00.
Na cidade, a temperatura chegou a 37,6°C às 12h00 de segunda-feira, segundo o Ciragro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).
Para a reportagem do g1 Cleisson de Oliveira Moraes, de 41 anos, contou que a ideia surgiu ao ver publicações semelhantes nas redes sociais. Então, pediu para o filho João Pedro quebrar o ovo na frigideira e colocá-la sobre o asfalto. O resultado foi gravado por ele.
Apesar do ovo não ter fritado por completo, estava no ponto para quem gosta da gema um pouco mais mole, comenta Cleisson.
“Estava ‘um sol para cada um’, então a gente resolveu testar. Fiquei surpreso, porque nem tudo o que a gente vê na internet é verdade, mas realmente fritou. Na atual crise financeira, até dá para economizar um gás”, brincou Cleisson.
O morador de Santa Fé do Sul, contudo, lamentou que o experimento tenha dado certo. Isso porque, segundo ele, as altas temperaturas são reflexo de uma crise climática.
Bloqueio, bolha ou cúpula: como evento agravado pelo El Niño e pela Crise do Clima causa onda de calor. A região de Rio Preto deve registrar temperaturas máximas acima de 40°C nesta semana. É o que prevê o alerta da Defesa Civil devido à forte massa de ar quente que cobre o estado.
Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda manter a constante hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, usar protetor solar e umidificar ambientes fechados.
Conforme o Climatempo, as temperaturas em Santa Fé do Sul para os próximos dias são:
Terça-feira (26/setembro)
Máxima: 42°C
Mínima: 26°C
Quarta-feira (27/setembro)
Máxima: 40°C
Mínima: 26°C
Quinta-feira (28/setembro)
Máxima: 22°C
Mínima: 37°C
Sexta-feira (30/setembro)
Máxima: 36°C
Mínima: 20°C
(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)