PM prende servidor público federal foragido da Justiça e com carro roubado

     Um servidor público federal, que estava foragido da Justiça, foi capturado pela Polícia Militar de São José do Rio Preto dirigindo um carro roubado. Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 18h20 de terça-feira (24/outubro), um motorista conduzindo um Honda HR-V avançou o ‘Pare’ da rua Fritz Jacobs e por pouco não colidiu em uma viatura da PM, que seguia pela rua Guatemala e teve de fazer uma freada brusca para não se chocarem.

        O condutor do HR-V demonstrou muito nervosismo e os PMs resolveram abordá-lo. Deram ordem de parada ao motorista que atendeu de imediato e informou ser um servidor público federal, apresentando sua carteira funcional.

        Após consulta via Copom, a central retornou informando que havia contra ele um mandado de prisão civil, expedido em 19/setembro deste ano, pela 2ª Vara da Família e Sucessões do Foro Regional II, de Santo Amaro, comarca de São Paulo.

        Porém, ainda no local da abordagem, os policiais verificaram que a numeração do chassi nos vidros do carro estava borrada e fizeram uma vistoria veicular. Consta no BO que “a numeração do chassi do veículo estava com os dois últimos dígitos fora do padrão e a numeração do motor totalmente suprimida”.

        Pelo sistema multimídia do carro, conseguiram detectar o número verdadeiro do chassi e a placa do veículo. Pelo número da placa verdadeira, constataram que se tratava de um veículo roubado, tendo a ocorrência de roubo sido registrada pelo 11º Distrito Policial de Santo Amaro.

         Questionado sobre a origem do veículo, o motorista informou que pegou o carro emprestado de um conhecido morador do município de José Bonifácio (SP).

         Diante dos fatos, o servidor público foi conduzido para o Plantão Policial, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão. Além do cumprimento da ordem judicial, o delegado plantonista registrou ocorrência de localização de veículo e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

         O veículo foi apreendido e o funcionário público encaminhado para a carceragem da Deic.

 TRT

         A reportagem de Dhoje apurou que o servidor público federal é funcionário do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região. O TRT-2 informou à reportagem que o referido servidor havia sido transferido para o TRT da 15ª Região em julho deste ano.

        Em nota, o TRT-15, localizado em Campinas (SP), declarou que “o servidor é técnico judiciário, área administrativa, especialidade Agente da Polícia Judicial, pertencente ao quadro permanente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, com sede em São Paulo (SP).

        Com base na Resolução nº 110/2012 do CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), que prevê a possibilidade de remoção por permuta de servidores entre órgãos da Justiça do Trabalho, ele passou a atuar no TRT-15 em 07/julho/2023.

        O TRT-15 esclarece que ainda não recebeu notificação oficial da ocorrência. Se comprovada conduta irregular por parte do servidor, o Tribunal adotará as medidas legais cabíveis”.  Caso a defesa do servidor seja encontrada pela reportagem, o texto será atualizado.    

(Fonte: Dhoje Interior – Danielle Molnar)