PRF realizará Comando de Saúde Preventivo em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Evento será realizado simultaneamente em São José do Rio Preto e Marília, no dia 30/novembro

 

        No dia 30/novembro/2023, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) realizará uma grande operação, com o objetivo de aferir a pressão arterial dos caminhoneiros e identificar fatores que podem estar relacionados à hipertensão arterial, em especial: obesidade, etilismo, tabagismo, alimentação gordurosa, estresse oriundo de carga horária excessiva, utilização de medicamentos impróprios.

        A profissão de caminhoneiro é essencial para a economia nacional, pois são esses profissionais que realizam grande parte do transporte de mercadorias no Brasil. Entretanto, nos últimos anos verifica-se uma fragilização dessa função, com a perda de renda, condições precárias dos pontos de parada, jornada de trabalho excessiva, afastamento do convívio familiar, dentre outros fatores que influenciam negativamente qualidade de vida desses profissionais, impedindo-os de viver um estilo de vida saudável e, por consequência, comprometendo o seu estado de saúde.

        De acordo com Pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) realizada em 2019 com 1.066 caminhoneiros (autônomos e empregados de frota), em todas as regiões do Brasil, o caminhoneiro tem idade média de 44,8 anos e tempo de profissão de 18,8 anos. A renda mensal líquida média é de R$ 4.609,35, rodam em média 8.561,3 quilômetros por mês e trabalham, em média 11,5 horas por dia.

        Assim, as muitas adversidades vividas pelo caminhoneiro podem estar relacionadas a diversos fatores de risco de doenças cardiovasculares, pois a rotina para o qual se adaptam tornam vulnerável ao desenvolvimento da Hipertensão Arterial.

        A PRF tem voltado seus olhos aos seus objetivos primários de realizações de ações direcionadas a preservação de vidas no trânsito brasileiro, surge a importância de promover Comandos de Saúde com ação específica voltada à aferição da pressão arterial dos caminhoneiros em todas as Unidades Operacionais da PRF do país.

        Os caminhoneiros abordados serão convidados a participarem do programa de saúde do caminhoneiro.

        Em São José do Rio Preto, a PRF contará com o apoio da Triunfo Transbrasiliana.  Nesta ocasião, serão coletados dados dos caminhoneiros, como idade, sexo, grau de escolaridade, renda familiar, tempo de profissão, horas dirigidas por dia e outras informações relevantes sobre o perfil e estilo de vida do caminhoneiro.

        Os dados compilados servirão para elaboração de análise que abordará os resultados da ação, tendências e conclusões relevantes acerca da aferição da pressão arterial dos caminhoneiros e a relação dos possíveis resultados de hipertensão arterial com aquela profissão.

Horário do evento: das 8h00 às 12h00 do dia 30/novembro/2023.

Local: Bases Operacionais da PRF em São José do Rio Preto (km 69 da BR 153) e Marília (km 259 da BR 153).

(Fonte: PRF)