Arthur Lira convoca líderes partidários para reunião antecipada
O presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira, convocou os líderes partidários para uma reunião na segunda-feira (29/janeiro). As atividades legislativas só devem ser retomadas a partir do dia 05/fevereiro, mas decisões tomadas por outros Poderes durante o recesso parlamentar motivaram a organização do encontro antecipado.
Entre as prioridades de alinhamento estão as discussões sobre:
– A medida provisória que reonerou os 17 setores que mais empregam;
– Os cortes promovidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em emendas de comissão;
– O papel do STF (Supremo Tribunal Federal) e autorizações do STF para operações da Polícia Federal contra congressistas.
Ainda em relação às decisões do STF, deputados federais já se mobilizam para protocolar uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que dificulta buscas da Polícia Federal no Congresso. A matéria determina que mandados de busca e apreensão contra parlamentares somente poderão ser cumpridos após aval das mesas diretoras da Câmara ou do Senado.
A reunião é uma reação às operações que miram o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) e o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), alvo de buscas e apreensões autorizadas pelo Supremo.
A operação que investiga o suposto uso ilegal de uma ferramenta de espionagem em sistemas da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. A operação investiga a possível existência de uma estrutura paralela dentro da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o governo de Jair Bolsonaro.
(Fonte: Gazeta Brasil)