Operação na Baixada Santista deixa três mortos após assassinato de PM da Rota
Uma operação da Polícia Militar de São Paulo na Baixada Santista resultou em três mortes no sábado (03/fevereiro), um dia após a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo.
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), um homem ainda não identificado foi morto após atirar contra policiais da Rota. Os agentes estavam em patrulhamento na região quando foram recebidos a tiros. Com o homem, a PM apreendeu uma pistola calibre 9mm, e uma sacola contendo porções de crack e maconha.
Em outra ação, no bairro de Jóquei Club, em São Vicente, os PMs deram ordem de parada a um suspeito, que tentou fugir a pé e atirou contra os agentes. Houve revide e o homem foi atingido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Em uma das ocorrências no bairro São Jorge, em Santos, um oficial de 33 anos foi atingido de raspão no braço. Ele recebeu atendimento médico na Santa Casa da cidade, e seu estado de saúde não foi divulgado.
Este oficial baleado é o segundo integrante da tropa de elite da PM paulista ferido em Santos em menos de 24 horas. Na tarde da última sexta-feira (02/fevereiro), o soldado Samuel Wesley Cosmo, de 35 anos, foi baleado no rosto e não sobreviveu.
Operação Escudo
A Operação Escudo, iniciada em julho/2023 após a morte do soldado da Rota Patrick Bastos Reis, tem sua 8ª edição desde então e a 6ª deste ano. A ação visa combater o crime na região, resultando em significativo número de prisões, apreensões de armas e drogas, mas também levanta questões sobre os métodos empregados e a incidência de confrontos fatais.
Eis a íntegra da Secretaria de Segurança Pública:
Nota do PM baleado no braço em Santos:
Na madrugada deste sábado (3), um homem não identificado morreu após atirar contra policiais da Rota na Avenida Francisco da Costa Pires, bairro São Jorge, em Santos, litoral paulista. Os PMs estavam em operação quando foram recebidos a tiros pelo criminoso. O suspeito, atingido pelos policiais, foi socorrido, mas não resistiu ao ser levado ao Hospital Vicentino. Uma pistola calibre 9mm e uma sacola com porções de crack e maconha foram apreendidas. Um policial, de 33 anos, foi atingido de raspão no braço e recebeu atendimento médico na Santa Casa da cidade. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, drogas sem autorização ou em desacordo, e tentativa de homicídio na CPJ de Santos. A investigação está a cargo da Polícia Civil, sendo acompanhada pela Polícia Militar.
Nota do caso de São Vicente:
Na madrugada deste sábado (03/fevereiro), um homem não identificado morreu após atirar contra policiais militares da Rota na Avenida Sambaiatuba, bairro Jóquei Club, em São Vicente, litoral paulista. Os PMs deram ordem de parada ao suspeito, que tentou fugir a pé e atirou na direção dos agentes. Os policiais intervieram, atingindo o homem, que foi socorrido, mas não resistiu. No imóvel onde tentou se esconder, foram encontrados um caderno com anotações do tráfico de drogas, uma mochila com 439 porções de maconha, 113 eppendorfs com cocaína, duas pedras de crack e um frasco de lança-perfume. Uma pistola calibre 9mm também foi apreendida. O caso foi registrado como resistência, drogas sem autorização ou em desacordo, posse/porte ilegal de arma de fogo e morte decorrente de intervenção policial na Delegacia de São Vicente. A Polícia Civil está em diligências para esclarecer os fatos, e o caso é acompanhado pela Polícia Militar.
(Fonte: Gazeta Brasil)