Mais de 15 mil multas são aplicadas em 50 dias em Rio Preto

Equipamentos de fiscalização registraram número expressivo de infrações  

        Nos primeiros 50 dias de 2024, São José do Rio Preto registrou um número surpreendente de multas de trânsito, totalizando 15.699 infrações aplicadas. Os dados revelam uma intensa fiscalização nas vias urbanas, com atuação dos radares fixos e móveis.
         Entre os locais que apresentaram o maior número de infrações, destacam-se a Avenida Bady Bassitt, que concentra multas por avanço de semáforo vermelho, com 578 infrações registradas. Na Rua XV de Novembro é registrado grande número de multas por transitar em velocidade superior à máxima permitida, com 398 infrações aplicadas; e na Avenida Alberto Andaló há um grande número de multas por conversão à esquerda em local proibido pela sinalização, totalizando 322 infrações.
         Dos equipamentos de fiscalização em operação, 20 radares fixos são os responsáveis por registrar as infrações relacionadas ao excesso de velocidade. Além disso, 15 radares controlam o avanço de semáforos, parada sobre faixas de pedestres e conversão proibida enquanto outros 12 são lombadas eletrônicas, visando coibir o desrespeito aos limites de velocidade estabelecidos.
        Entre os radares móveis, apenas um estava em funcionamento durante o período analisado, já que dois encontram-se em processo de manutenção. Esses equipamentos móveis são estrategicamente posicionados em diferentes ruas e avenidas da cidade, sendo realocados diariamente para áreas com maior incidência de infrações.
        O estudo para implantação ou mudança do local dos radares é conduzido por meio do aparelho VDM (Verificador do Volume Diário Médio), que avalia o volume de veículos que transitam pela via e a velocidade média praticada. Quando as infrações relacionadas ao excesso de velocidade ultrapassam 20% em um período de uma hora, considera-se a necessidade de intervenção com um radar.
         A Prefeitura não divulgou o valor total que será arrecadado com as multas aplicadas nesse período.

Trânsito

        A Secretaria de Trânsito e Transportes anunciou o remanejamento de quatro radares fixos para novos endereços. Eles vão atender a demanda dos frequentes casos de desrespeito à velocidade máxima identificados de outras nas vias e locais sem o equipamento. Eles serão retirados de locais onde já cumpriram seu papel educativo, segundo a Prefeitura, e serão instalados em pontos estratégicos, como a Av. Potirendaba, Av. Ari Francisco de Araujo e Av. Philadelpho Gouveia Netto.

        A fiscalização nestes novos pontos terá início no dia 25/março, uma segunda-feira, e para informar os condutores sobre as mudanças, faixas de aviso serão colocadas nos locais nesta terça-feira (05/março), permanecendo até a data de início da fiscalização.

(Fonte: Jornal Dhoje Interior/ Rubens Celso)