Pesquisa Ipec revela queda na avaliação positiva do governo Lula

       Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipec e divulgada nesta sexta-feira (08/março) trouxe dados sobre a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o levantamento, a avaliação positiva, que inclui as categorias “ótimo e bom”, caiu cinco pontos percentuais desde o último levantamento realizado em dezembro/2023.

        Os resultados da pesquisa indicam os seguintes percentuais para o terceiro mandato do presidente Lula:

– Ótimo e bom: 33% (era 38% em dezembro)

– Regular: 33% (era 30% em dezembro)

– Ruim ou péssimo: 32% (era 30% em dezembro)

        A pesquisa também apontou uma queda de 5 pontos na avaliação positiva, uma oscilação dentro da margem de erro na avaliação negativa e um aumento na avaliação regular.

        A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 05/março, com 2 mil pessoas, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

        Segundo o Ipec, a queda na avaliação positiva do governo Lula teve os principais recuos em grupos como aqueles que declaram ter votado em Lula em 2022, moradores do Nordeste, moradores do Sudeste, pessoas com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo, autodeclarados pretos e pardos, mulheres e aqueles com ensino médio.

        A avaliação negativa do presidente também se destaca entre aqueles que declararam ter votado em Jair Bolsonaro na eleição de 2022, pessoas com renda mensal familiar superior a 5 salários mínimos, moradores da região Sul e evangélicos.

         Aprovação e Desaprovação: 49% dos entrevistados aprovam a maneira como Lula governa, enquanto 45% desaprovam. Esse número sofreu uma leve queda em comparação com os dados de dezembro, quando a aprovação estava em 51% e a desaprovação em 43%. O percentual de pessoas que não souberam ou não responderam permaneceu estável em 6%.

        Confiança no Governo: A confiança no governo de Lula está em 45%, diminuindo em relação aos 48% registrados em dezembro. Por outro lado, a desconfiança aumentou, passando de 50% para 51%. O percentual de entrevistados que não souberam ou não responderam também aumentou ligeiramente, atingindo 4%.

         Expectativas e Percepções sobre o Governo

        Quando questionados sobre a expectativa em relação ao governo:

– 50% acreditam que o governo está no caminho errado.

– 43% acreditam que o governo está no caminho certo.

– 7% não souberam ou não responderam.

        Em relação ao desempenho do governo:

Avaliação de Desempenho: 38% dos entrevistados consideram que o governo está piorando, enquanto 30% acreditam que está melhorando. O número de pessoas que avaliam que o governo permanece igual é de 30%. A porcentagem de pessoas que não souberam ou não responderam permaneceu baixa em 3%.

Relação de Lula com o Congresso

        Quanto à relação do presidente Lula com o Congresso Nacional:

– 59% dos entrevistados avaliam que o governo terá mais dificuldades neste ano para obter apoio em votações importantes.

– 31% acreditam que o governo terá mais facilidade em conseguir apoio em votações importantes.

– 9% não souberam ou não responderam.

(Fonte: Gazeta Brasil)