Ministério da Agricultura manda recolher 10 marcas de azeite

Quem tiver o produto em casa deve parar de consumir imediatamente

        O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) ordenou a todos comerciantes, varejistas ou atacadistas, recolherem de suas prateleiras 10 marcas de azeite de oliva extravirgem por conter esquema ilícito.

        Conforme determinação divulgada na última sexta-feira (15/março), devem ser retiradas de circulação as marcas: Terra de Óbidos; Serra Morena; De Alcântara; Vincenzo; Az Azeite; Almazara; Escarpas das Oliveiras; Don Alejandro; Mezzano; e Uberaba. 

        Aos consumidores, o Mapa orienta que parem de consumir imediatamente o produto, “podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor. Podem ainda comunicar o Mapa pelo canal oficial ‘fala.BR’, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.” 

        O consumidor pode ser ressarcido inclusive se já abriu e consumiu o produto. Para isso deve levar a nota fiscal comprovando que o produto foi vendido quando já estava na lista dos produtos que não deveriam ser comercializados. As pessoas prejudicadas também podem fazer reclamação na secretaria de vigilância sanitária do seu município.

(Fonte: Gazeta de Rio Preto)