Por que 1º de maio comemora o Dia do Trabalhador?
O dia 1º de maio é considerado dia do trabalhador em diversas nações do mundo. A data é referente a manifestações ocorridas em Chicago (EUA) no ano de 1886, em que movimentos trabalhistas reivindicavam melhorias nas condições de trabalho nas fábricas.
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa celebrada anualmente no 1º de maio. Essa data é fortemente associada ao histórico de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Sua origem remonta a uma greve realizada em Chicago, no final do século XIX.
Em 11/maio/1894, os trabalhadores da Pullman Palace Car Company, uma fabricante de vagões ferroviários perto de Chicago, entraram em greve para protestar contra os baixos salários e a jornada de trabalho de 16 horas por dia.
Essa data sempre foi muito comemorada, principalmente pelos paulistas, onde os sindicatos promovem um grande acontecimento que é bem explorado por políticos, cantores, artistas e outros que aproveitam para dar uma demonstração de respeito.
Esse ano de 2024 não vai ser diferente, a única diferença será o local onde vai acontecer, vai ser no Neo Química Arena, mais conhecido por Campo do Corinthians. Porém, lá estarão inúmeros políticos e cantores, menos o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que é um dos pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, que não confirmaram as presenças devido as eleições municipais que estão marcadas para outubro/2024 e o PT, um dos organizador do evento, estará apoiando o opositor à Prefeitura Guilherme Boulos.
(Fonte: Google)