Incêndio em parque de diversões na Índia deixa ao menos 20 mortos – a maioria crianças

       Um incêndio de grandes proporções devastou um parque de diversões no estado de Gujarat, na Índia, neste sábado (25/maio), deixando ao menos 20 mortos, a maioria crianças, e diversos feridos. O fogo, que teve início no parque TRP, na cidade de Rajkot, se espalhou rapidamente devido a materiais inflamáveis e à grande quantidade de pessoas presentes no local, em um fim de semana de férias escolares.

        Mais de 300 pessoas estavam no parque quando o incêndio começou, segundo Ilesh Kher, oficial do Corpo de Bombeiros de Rajkot. As chamas teriam se iniciado em uma estrutura temporária próxima à entrada do parque, aprisionando diversas pessoas que tentavam sair do local.

        O fogo foi controlado após cerca de uma hora, mas a tragédia já havia deixado um saldo de 20 mortos, a maioria crianças, e diversos feridos. As vítimas foram levadas para hospitais da região em ambulâncias.

        As chamas se espalharam rapidamente devido ao material inflamável, disse Kher

        Levou quase uma hora para apagar o fogo, e uma dezena de ambulâncias transportaram os feridos para o hospital.

        O parque de diversões era de propriedade privada de Yuvraj Singh Solanki. Bhargava anunciou que a polícia abrirá um processo de negligência contra ele. “Registraremos um crime por negligência e as mortes que ocorreram. Mais investigações serão realizadas assim que concluirmos as operações de resgate”, afirmou.

        A causa do incêndio está sob investigação. No entanto, os bombeiros suspeitam que a causa do incêndio tenha sido um curto-circuito.

        O primeiro-ministro Narendra Modi escreveu no X que estava “extremamente angustiado com o incêndio em Rajkot. Meus pensamentos estão com todos aqueles que perderam seus entes queridos. Orações pelos feridos”.

        As autoridades já anunciaram o pagamento de indenizações às famílias das vítimas e aos feridos no incidente, bem como para cobrir os custos médicos.

        “É a primeira vez que há crianças mortas em um incêndio em uma área recreativa (…). Tomaremos medidas, mas a prioridade agora é salvar o maior número possível de pessoas”, disse o responsável local Darshita Shah.

        Na quinta-feira passada, outras 10 pessoas morreram e outras 60 ficaram feridas em um incêndio em Dombivli, no estado indiano de Maharashtra, após uma explosão que, aparentemente, foi ouvida a até três quilômetros de distância. Os incêndios são comuns na Índia, onde os construtores e moradores frequentemente desrespeitam as leis de construção e os códigos de segurança.

(Fonte: Gazeta Brasil)