61ª Expo Rio Preto terá mais de 3 mil animais este ano

       Com expectativa de recorde de animais na pista em 2024, a Expo Rio Preto anunciou sua programação na quarta-feira (14/agosto), em evento para convidados e imprensa, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto.

       O local, inclusive, já está em clima Agro, pois recebe a 37ª Exposição Nacional da Raça Pêga, que teve início na última quinta-feira (08/agosto) e vai até o próximo dia 17.  

        Um dos eventos mais importantes e aguardados do segmento, a Expo Rio Preto será dividida em duas etapas neste ano, a Etapa Leite, de 15 a 21/setembro, e a Etapa Corte, de 28 a 04/outubro. A realização é da Prefeitura e a correalização da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto).
        A programação será diversificada, abordando aspectos importantes do agronegócio, a fim de atender aos interesses de diversas cadeias produtivas. Um verdadeiro ponto de encontro para os principais players do agro, oferecendo um espaço ideal para a troca de conhecimentos e o fortalecimento de parcerias estratégicas, além de levar cultura e entretenimento para a população.
         Segundo Pedro Pezzuto, secretário municipal de Agricultura, destaca que a Expo consolida o projeto que foi iniciado em 2023 o evento vem em uma crescente. “No ano passado (2023) 3 mil animais no Recinto tivemos que fazer em duas etapas e este ano novamente, teremos a Etapa do Leite e a Etapa do Corte. E vamos também ultrapassar esses 3 mil animais dentro do Recinto e mais de mil animais em julgamento”, salientou o secretário.

        Entre os destaques da programação técnica estão a 24ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro, a Exposição Interestadual de Girolando, a 61ª Exposição do Cavalo Mangalarga e a renomada Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, único evento do ranqueamento realizado no estado de São Paulo. As outras três etapas foram em Uberlândia (MG), Rio Verde (GO) e Vila Velha (ES).
         A Expo Rio Preto também será foco de debates sobre sustentabilidade e inovações tecnológicas no agronegócio, além de discussões sobre a melhoria de técnicas de manejo e produção.

        Depois de movimentar mais de 2 mil pessoas na última edição, o InterTech Agro promete uma programação ainda mais completa em 2024, com cinco frentes: Corte, Leite, Mulheres, Cacau e o Inovação. As inscrições já estão disponíveis no site oficial
         Resgatando raízes da música nacional, o evento traz de volta o 3º Festival da Moda de Viola de São José do Rio Preto, que acontece nos dias 28 e 29/setembro, premiando os melhores violeiros e intérpretes. As inscrições vão até 1º/setembro e devem ser feitas pelo site www.riopreto.sp.gov.br/festivalmodadeviola. O edital completo também já está disponível.
         “As exposições não são apenas uma vitrine para os criadores demonstrarem o fruto de seu trabalho e a dedicação na seleção genética dos rebanhos, mas também um momento marcante para a cidade, que se preparou para receber um dos principais eventos do Brasil”, salientou o prefeito Edinho Araújo (MDB).

 Impacto econômico

        O impacto da Expo Rio Preto vai além do setor agropecuário. A feira tem um papel fundamental na economia local, impulsionando o turismo e gerando empregos, além de atrair investimentos para a região. A importância do evento, com sua capacidade de reunir expositores e visitantes de várias partes do Brasil, contribui para o desenvolvimento regional: só no ano passado, foram mais de 3 mil animais expostos, 140 expositores, R$ 17 milhões em negócios gerados e 1.500 vagas de empregos temporários.
        “Este ano, estamos particularmente entusiasmados com a robustez da nossa agenda e a diversidade de temas que serão abordados. Nosso objetivo é criar um ambiente onde todos os participantes possam se beneficiar, aprender e se conectar, ajudando a promover um agronegócio mais inovador e sustentável em nosso país”, destacou o presidente da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto), Jean Carlos Reinaldet Daher.

(Fonte: Jornal Dhoje Interior/Da Reportagem)