Eclipse parcial da Lua acontece nesta terça e poderá ser visto em todo o Brasil
Nesta terça-feira (17/setembro), um eclipse parcial da Lua será visível em todo o Brasil. O fenômeno também poderá ser observado na América do Norte (exceto no Alasca), na Europa, em grande parte da África, da Ásia Ocidental e em partes da Antártida.
Esse evento ocorre quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra.
Durante um eclipse lunar, a sombra da Terra obscurece a Lua, que possui duas partes distintas: a umbra e a penumbra. A umbra é a sombra completa e escura onde não há luz solar direta, enquanto a penumbra é a sombra mais clara que ainda recebe alguma luz do Sol.
O eclipse lunar penumbral ocorre quando a Lua passa pela penumbra, e o eclipse parcial acontece quando ela entra na umbra, enquanto o eclipse total ocorre quando a Lua está totalmente imersa na umbra.
Nesta terça-feira, o Brasil terá a oportunidade de observar um eclipse lunar parcial, dependendo das condições climáticas. A Lua será obscurecida por um tempo, mas não desaparecerá completamente. Segundo especialistas, a Lua mergulhará completamente na penumbra, mas apenas cerca de 3,5% da sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena área “mordida” da Lua.
Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do ON (Observatório Nacional), explica: “Como a sombra da Terra é bem grande em relação à Lua, quando a Lua entra na sombra da Terra, quem está observando vê a Lua eclipsada. O que varia é a altura da Lua no céu em diferentes locais.”
O eclipse parcial terá uma duração aproximada de 1 hora, com o pico previsto para as 23h44 (horário de Brasília). O evento começará por volta das 21h41 com a fase penumbral, que não é visível a olho nu.
A seguir, a programação do eclipse segundo o ON
– Início do eclipse penumbral: 21:41:07 (não visível a olho nu)
– Início do eclipse parcial: 23:12:58
– Máximo do eclipse parcial: 23:44:18
– Fim do eclipse parcial: 00:15:38 do dia 18
– Fim do eclipse penumbral: 01:47:27 do dia 18 (não visível a olho nu)
Às 21h00 desta terça, o ON realizará uma transmissão ao vivo do eclipse parcial.
O calendário de eclipses para este ano é o seguinte
– 24-25/março: Eclipse penumbral da Lua (visível em todo o país)
– 08/abril: Eclipse solar total (não visível no Brasil)
– 17-18 de setembro: Eclipse lunar parcial (visível em todo o país, de forma tênue)
– 02/outubro: Eclipse solar anular (visível em boa parte do país como parcial)
(Fonte: Gazeta Brasil)