Mais de 30 casas são evacuadas após incêndio atingir fábrica de produtos químicos em Sertãozinho

      Um quarteirão inteiro da Vila Industrial, em Sertãozinho (SP), teve de ser evacuado na tarde desta sexta-feira (11/outubro), após um incêndio de grandes proporções atingir uma fábrica de produtos químicos que fica no local.

        Segundo a prefeitura, o bairro onde a empresa está instalada é misto, e a presença de indústrias e residências é permitida. Pelo menos 50 casas foram completamente evacuadas. Por se tratar de um produto químico altamente tóxico, a área foi isolada por pelo menos seis ruas ao redor.

        Cerca de 30 pessoas foram atendidas com ferimentos, quatro delas em estado grave. Uma Unidade de Pronto Atendimento foi destinada para atender os casos relacionados ao acidente. Os pacientes mais graves foram encaminhados para hospitais da região.

        Em nota, a administração municipal informou que a fábrica está legalizada junto ao município, com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em vigência.

 Escolas próximas foram vistoriadas

        Escolas na área onde fica a empresa passaram por vistoria e, ainda segundo a prefeitura, todas as unidades estão em condições normais. De acordo com a Secretaria de Educação, as crianças que moram próximas à fábrica da escola só foram quando a área estiver liberada pelas autoridades.

        A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) esteve no local para atuar com agentes neutralizadores de produtos químicos. A suspeita inicial dos bombeiros é de que o produto atingido pelo incêndio seja o clorito de sódio.

        A Cetesb foi acionada para atuar com agentes neutralizadores de produtos químicos, em fábrica que pegou fogo Sertãozinho (SP).

 O começo do incêndio

        O incêndio atingiu a fábrica de produtos químicos por volta das 13h30. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos três pessoas foram socorridas com queimaduras e seis por ter inalado muita fumaça. Segundo a prefeitura ao todo 30 pessoas precisaram de  atendimento médico, sendo quatro casos graves. Não há informação sobre o estado de saúde delas.

        Ainda de acordo com os bombeiros, o fogo teria começado após uma explosão que atingiu um caminhão com produtos químicos. Moradores também relataram que ouviram explosão no local.

        À EPTV, afiliada da TV Globo capitão do Corpo de Bombeiros, Fernando Roberto  citou que residências vizinhas à empresa foram afetadas pelo fogo. Ainda estamos com as equipes no interior da edificação combatendo e impedindo que o fogo se propague para as edificações adjacentes. As residências ao lado da edificação estão comprometidas, com possibilidade de abalo estrutural, mas isso requer uma análise posterior, por isso que todo o quarteirão foi evacuado, retirados todos de suas residências, e mais quatro quarteirões evacuados, no sentido da fumaça”, disse o capitão.

        Além do Corpo de Bombeiros, equipes da Polícia Militar e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) compareceram para o devido apoio ao local.

        As chamas foram difíceis de serem controladas, mas a chuva que começou a cair por volta das 16h00, pode ajudar as equipes no combate, ainda segundos os bombeiros. (Fonte e fotos: G1 Ribeirão Preto e Franca Foto: Fabio Marchiselli/CBN Ribeirão)

(Fonte: Regional 24 Horas)