Trump é eleito o 47º presidente dos EUA

       Donald Trump foi reeleito pelos republicanos o o presidente dos EUA, assegurando seu retorno à Casa Branca para um 2º mandato após 4 anos fora do poder. O empresário superou a vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata, que contou com o apoio do atual presidente Joe Biden, que venceu as eleições de 2020.

        Com a vitória, Trump garantiu o número necessário de delegados no sistema eleitoral americano, conquistando assim a maioria no Colégio Eleitoral. Ele se torna o 47º presidente do país e o primeiro, em mais de 120 anos, a ocupar o cargo em mandatos não consecutivos.

        A derrota de Kamala Harris marca a segunda ocasião, em menos de uma década, em que uma mulher candidata de um grande partido não consegue chegar à presidência.

Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória

        A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez uma ligação a Donald Trump na manhã dessa quarta-feira (06/novembro) para parabenizá-lo pela vitória nas eleições presidenciais de 2024, conforme informou um assessor sênior de Harris à imprensa local.

        Durante a conversa, Harris ressaltou a importância de uma transferência pacífica de poder e destacou que o novo presidente deve ser um líder para todos os americanos.

        Em paralelo, a equipe de Harris passou a manhã e à tarde trabalhando no discurso de concessão, que foi feito às 16h00, na Universidade Howard, instituição onde a vice-presidente se formou.

        Segundo assessores, antes dessa quarta-feira, a equipe de Harris havia dedicado pouco tempo para preparar um discurso de concessão ou vitória. A estratégia inicial da campanha era focada em um discurso que motivasse os eleitores a “segurarem firme”, já que a expectativa era de resultados incertos nas eleições.

(Fonte: Gazeta Brasil)