Chuva que causou estragos em Olímpia durou cerca de 2 horas

        No sábado (21/dezembro), segundo a Defesa Civil, choveu aproximadamente 150 milímetros  em um intervalos de duas horas causando estragos em vários pontos de Olímpia (SP). O Corpo de Bombeiros afirmou ter recebido cerca de 30 chamados, mas não houve registro de vítimas.

        O parque aquático Thermas dos Laranjais permaneceu fechado desde sábado devido aos danos causados pela chuva. O local anunciou que retomaria suas atividades nesta segunda-feira (23/dezembro). Segundo a administração do parque, o fechamento foi adotado como medida de precaução para garantir a segurança de visitantes e colaboradores.

        O parque foi tomado pela água da chuva, que invadiu cadeiras, mesas, piscinas e tobogãs.

Imagens mostram a enxurrada arrastando objetos e deixando barro acumulado em diversas áreas do complexo. Carros no estacionamento também ficaram submersos, a maioria pertencia a funcionários do local.

Balanço

        De acordo com a Defesa Civil, a chuva intensa provocou alagamentos, enxurradas e quedas de árvores. Na cidade, além dos problemas no parque, foram registrados alagamento, enxurradas e quedas de árvores.

Entre os pontos mais afetados estão:

  • Avenida Waldemar Lopes Ferraz, cruzamento com a Avenida Mario Vieira Marcondes;
  • Avenida Aurora Forti Neves, cruzamento com Rua Angelo Blanco;
  • Rua Ângelo Blanco;
  • Rua Coronel José Medeiros; e
  • Rua Castro Alves.
  • Na Rua Ângelo Blanco e na Avenida do Folclore, a enxurrada causou erosões e solapamento das vias. O estacionamento do Hotel Tiffany também foi alagado, com alguns veículos parcialmente submersos.
  • Um idoso precisou ser resgatado após sua casa, localizada na Rua Castro Alves, ser invadida pela água. Ele foi acolhido por familiares.

        Segundo a prefeitura, equipes da Defesa Civil, Zeladoria, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras, Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros seguem trabalhando para auxiliar moradores, turistas e comerciantes atingidos pela tempestade.

(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)

Equipes da Prefeitura realizam força-tarefa de limpe

        Nesta segunda-feira (23/dezembro), a força-tarefa segue para finalizar os trabalhos nos pontos isolados que acumularam resíduos após as chuvas em ruas e avenidas que fizeram Olímpia mergulhar literalmente na forte chuva de sábado.

         Para amenizar os danos e garantir a normalidade do funcionamento das atividades, as equipes da Prefeitura, em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, secretarias de Obras e Zeladoria, Polícia Militar, Sabesp e demais setores envolvidos, se deslocaram imediatamente para atendimento das ocorrências e iniciar os trabalhos de limpeza e rescaldo. Mais de 50 homens atuam na limpeza em diversos pontos da cidade.

        Vale ressaltar que, apesar dos transtornos com pontos isolados de alagamento e quedas de árvores, não houve registro de ocorrências graves e nem vítimas.

        O principal ponto crítico atingido foi o parque aquático Thermas dos Laranjais, que pelo transbordamento do Córrego Olhos D’Água em frente ao parque e também pela queda de um muro, provocando inundações com terra nas áreas do parque e do estacionamento. Por este motivo, o local teve o funcionamento suspenso nesse domingo (22/dezembro), para higienização e limpeza.

      Importante destacar que, tendo em vista os eventos climáticos mais severos, que vem sendo registrados em todo o mundo, nos últimos anos, a exemplo da tragédia do Rio Grande do Sul, ocorrida em abril e maio, o município tem realizado inúmeras obras e melhorias para ampliar a vazão do córrego que corta a cidade e melhorar a drenagem.

        Recentemente, foram construídas novas galerias na Avenida Aurora Forti Neves para potencializar o escoamento, no ponto mais crítico. Além disso, vem sendo realizada a escavação e o alargamento do rio em frente ao estacionamento do parque, justamente onde a água acaba invadindo a rua quando há cheias além do volume suportado.

        Medidas que auxiliaram no rápido escoamento da água logo após o pico da chuva, minimizando os transtornos.

        A Administração Municipal reforça que a cidade já está com suas atividades praticamente em funcionamento pleno e segue empenhando todos os esforços no combate às enchentes e no atendimento imediato a ocorrências, bem como continua monitorando o quadro meteorológico, tendo em vista que ainda há previsão de chuva.

        Para informações, a Defesa Civil do Estado conta com o aplicativo “Alerta SP”, disponível para os sistemas Android e IOS.

        Alertas de risco também são enviados por SMS, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199. Em caso de necessidade, a Defesa Civil de Olímpia pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.za

(Fonte: Regional 24 Horas)