Em um dia, INSS recebe quase meio milhão de contestações por descontos não reconhecidos

        No primeiro dia de abertura para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) recebeu mais de 473 mil notificações de segurados que afirmam não reconhecer os valores cobrados por entidades associativas. O número representa 98,6% dos pedidos registrados nesta quarta-feira (14/maio), segundo informou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior.

        “Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para o INSS. O INSS vai pagar o segurado por meio do benefício. Não informe nada a ninguém, não abra link algum e não dê informação”, alertou Waller, diante de tentativas de golpe que surgiram junto com o lançamento do serviço.

        O processo de contestação foi aberto após o envio de 9,4 milhões de notificações a beneficiários que tiveram descontos em seus benefícios, informados por meio do aplicativo Meu INSS. A consulta pode ser feita pelo serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no site e app do INSS. Também é possível pedir o reembolso pela Central 135, que atende de segunda a sábado, das 7h00 às 22h00.

        De acordo com o INSS, 473.940 pessoas informaram não reconhecer o vínculo com as entidades que aplicaram os descontos. Outras 6.720 chegaram a consultar os débitos, mas não finalizaram o pedido de ressarcimento.

        Apesar da expectativa de liberação imediata dos valores, conforme anunciado anteriormente por Waller, o INSS informou que os montantes de devolução só serão divulgados após trâmites com as entidades envolvidas. A ausência dessas informações vai na contramão do que havia sido prometido na apresentação do plano de ação do governo para enfrentar o problema.

        Este foi o primeiro dia em que os beneficiários puderam oficialmente informar que podem ter sido vítimas de um esquema de fraudes revelado em operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União no último mês.

        Diante da repercussão, o INSS alertou para a criação de um perfil falso nas redes sociais que tentava se passar por canal oficial da autarquia. “No perfil falso mencionado, há a tentativa de atrair os usuários por meio de postagens espelhadas dos canais oficiais do INSS, que sugerem facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos associativos, para a aplicação de golpes”, explicou o órgão em nota.

        Segundo o presidente do INSS, os canais oficiais para contestação são apenas o portal Meu INSS e o número 135. Ele reforçou que os pedidos de reembolso não têm prazo final. “Lembrando que esse pedido não tem prazo para terminar, não precisa ter uma correria, ele não tem prazo para findar. Uma das coisas que o INSS se compromete com todos: nenhuma comunidade vai ser alojada, retirada desse procedimento”, afirmou Waller.

Como contestar descontos indevidos

        Os segurados que identificarem cobranças desconhecidas podem seguir um procedimento oficial para solicitar reembolso:

– Acesse o aplicativo Meu INSS ou o site oficial do instituto.

– Informe CPF e senha cadastrada.

– No campo “Do que você precisa?”, digite: “Consultar descontos de entidades”.

– Caso haja descontos listados, marque se foram ou não autorizados.

– Informe um e-mail e telefone para contato.

– Confirme a veracidade dos dados e envie a solicitação.

– Aqueles que preferirem fazer a contestação por telefone podem entrar em contato com a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

(Fonte: Gazeta Brasil)