Gripe Aviária: Confira a lista atualizada de países que restringem o frango brasileiro

        O Ministério da Agricultura (Mapa) atualizou, nesta sexta-feira (23/maio), a lista de países que impuseram restrições à importação de carne de frango do Brasil. A medida ocorre após o primeiro registro de gripe aviária em uma granja comercial no país, identificado em Montenegro, no Rio Grande do Sul, na última quinta-feira (15/maio).

        O Brasil, maior exportador de frango do mundo, lida com esses embargos para evitar a contaminação de granjas em outras nações. É importante ressaltar que não há risco no consumo de carne de frango e ovos.

Cenário Atual das Restrições e Desinfecção

        A desinfecção da granja gaúcha em Montenegro foi concluída na quarta-feira (21/maio). A partir desta quinta-feira, se o Brasil não registrar nenhum outro caso em 28 dias, poderá se declarar livre da doença.

        Na atualização mais recente, alguns países, como Albânia, Namíbia e Índia, que não são grandes compradores, bloquearam totalmente a importação de frango de todo o Brasil. Já Angola anunciou embargo apenas para o Rio Grande do Sul.

        Restrições mais localizadas foram impostas por Emirados Árabes Unidos e Japão, que bloquearam a importação somente da cidade de Montenegro. No entanto, o impacto nas vendas para o exterior é considerado pequeno, segundo Marcel Moreira, secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura. Ele explica que o único frigorífico exportador de frango no município está fora do raio de 10 km do foco da doença.

Impacto nas Exportações de Ovos é Menor

        Moreira detalha que os bloqueios afetam majoritariamente as exportações de frango. Isso porque o Brasil exporta apenas 1% de sua produção de ovos. Além disso, entre os cinco maiores compradores de ovos do Brasil, apenas o Chile — o segundo principal destino — suspendeu as importações. Mercados como Estados Unidos (maior importador), Emirados Árabes, Japão e México continuam comprando normalmente.

Países/Blocos com Restrições à Carne de Aves do Brasil

Restrição a carne de aves de todo o Brasil:

Albânia

África do Sul

Argentina

Bolívia

Canadá

Chile

China

Filipinas

Índia

Iraque

Jordânia

Malásia

Marrocos

México

Namíbia

Paquistão

Peru

República Dominicana

Sri Lanka

Timor-Leste

União Europeia

Uruguai

Restrição a carne de aves do Rio Grande do Sul:

Angola

Bahrein

Bósnia e Herzegovina

Cazaquistão

Cuba

Macedônia

Montenegro

Reino Unido

Tajiquistão

Ucrânia

União Eurasiática (Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão, exceto Cazaquistão)

Arábia Saudita

Coreia do Sul

Restrição local (Montenegro-RS, que não tem exportadores):

Emirados Árabes Unidos

Japão

(Fonte: Gazeta Brasil)