Secretário de Estado visita Nova Granada e faz uma Coalização Empresarial

Na manhã desta quinta-feira (02/outubro) o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, esteve em Nova Granada para um bate papo com convidados e elaborou uma Coalisão Empresarial.
A palestra reuniu o prefeito Luizinho Salvador, a primeira dama Celinha Arroyo Salvador, o vice-prefeito Celcinho Gonçalves e empresários, prefeitos da região e autoridades, que se runiram no ‘Souza Carvalho Eventos’.
Com o objetivo de trazer ideias e iniciativas voltadas para o empreendorismo, geração de empregos e novas oportunidades de crescimento para os representantes das cidades presentes, o secretário Jorge Lima exemplificou momentos de importantes aproveitamentos de muita importância no dias atuais.
(Fonte: Face Book Prefeitura Nova Granada)
Atualização 04/outubro/2025 – 17h30
Encontros empresariais marcam passagem da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela região de São José do Rio Preto
Municípios de Jales, Santa Fé do Sul, Nova Granada e Potirendaba foram visitados pelo secretário Jorge Lima para discutir impulsionamento das economias locais
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, esteve nos municípios de Jales, Santa Fé do Sul, Nova Granada e Potirendaba, na região de São José do Rio Preto para reuniões de coalizão empresarial. Os encontros realizados na quarta-feira (1º/outubro), quinta-feira (02/outubro) e sexta-feira (03/outubro) tiveram como objetivo principal discutir estratégias para impulsionar a economia local e atrair novos investimentos. Além disso, também visitou Palmeira D’oeste, onde conheceu a vocação do município no plantio de uva.
“Esses encontros servem para mapear as oportunidades de cada cidade, aproximar diferentes setores e criar condições para que os negócios locais se expandam e gerem ocupação. Atuamos lado a lado com o empresariado local para transformar as necessidades apresentadas em ações concretas de desenvolvimento econômico”, afirmou o secretário Jorge Lima.
As reuniões contaram com a presença dos prefeitos, empresários, representantes de associações comerciais e lideranças do setor produtivo. Durante as reuniões, foram apresentadas iniciativas voltadas para o fortalecimento do ambiente de negócios, incluindo incentivos ao empreendedorismo, capacitação profissional e atração de novas empresas para os municípios.
Cada uma dessas cidades possui características econômicas distintas:
Jales – Na agropecuária, o município é o 11º maior produtor de batata-inglesa do Estado, cultura que responde por 17,5% da produção local e gera 21% dos empregos formais no campo. A viticultura também se destaca, colocando o município na 6ª posição estadual na produção de uvas e outras atividades como a bovinocultura de corte, a produção de leite e a apicultura se destacam. Na indústria, o setor de alimentos concentra 48,5% do VTI (Valor de Transformação Industrial), seguido por máquinas e equipamentos (26,3%). O curtimento de couro representa 21,3% do VTI. Entre as oportunidades econômicas, destacam-se a agroindústria, a logística, os clusters metalmecânico e da construção civil, além do fortalecimento do turismo religioso, cultural e rural.
Santa Fé do Sul – Reconhecida como “Capital dos Grandes Lagos”, o município é referência no turismo náutico, pesca esportiva e parques ecológicos. A economia municipal se apoia em três frentes principais: agropecuária, com destaque para a produção de tilápia, laranja, limão e banana; indústria, com foco em alimentos e no setor automotivo; e serviços, fortemente ligados ao turismo e ao agroturismo. O VTI (Valor de Transformação Industrial) do município é impulsionado pelo setor automotivo, liderado pela Molas Santa Fé, e pelo processamento de alimentos. O potencial econômico está no fortalecimento da cadeia do pescado, na diversificação industrial e na expansão do turismo religioso, náutico e rural, o que posiciona Santa Fé do Sul como um polo regional estratégico, capaz de gerar novas oportunidades e atrair investimentos.
Nova Granada – A cidade tem como destaque a avicultura, responsável por 52% dos empregos rurais e pela produção de pintos de um dia, além da criação de bovinos e cultivo de cana e laranja. O município também apresenta potencial para expansão em setores como turismo cultural e religioso, logística, pequenas indústrias e desenvolvimento residencial, embora ainda careça de investimentos em infraestrutura como distrito industrial.
Potirendaba – Cidade marcada pelo setor industrial, com destaque para a produção de bebidas, que responde por 27,8% do VTI (Valor de Transformação Industrial) e emprega 25% da mão de obra local, além de colocar o município como 14º maior fabricante de bebidas do Estado, responsável por 1,6% do VTI estadual. Na agropecuária, a cana-de-açúcar representa 59,6% do valor agrícola e sustenta o maior número de empregos, seguida pela citricultura (laranja e limão), que abastece o setor de bebidas. Com boa conexão rodoviária com São José do Rio Preto, Potirendaba apresenta potencial para expandir sua indústria de alimentos e bebidas, logística e educação, demandando investimentos em infraestrutura como um distrito industrial para consolidar seu crescimento.
Sobre a SDE
A SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).
(Fonte: Assessoria do Secretário Jorge Lima)