Cantor Milton Nascimento é diagnosticado com demência

        O cantor Milton Nascimento, 82 anos, um dos nomes mais importantes da MPB (Música Popular Brasileira), foi diagnosticado com DCL (Demência por Corpos de Lewy), uma das formas mais comuns da doença. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (02/outubro) pela revista Piauí  por seu filho e herdeiro, Augusto Nascimento.

        A DCL é uma condição neurodegenerativa que resulta na morte das células nervosas do cérebro, apresentando sintomas similares ao Mal de Alzheimer e questões motoras típicas do Parkinson. O cantor tinha um diagnóstico anterior dessa última doença.

        Em entrevista à Piauí, Augusto Nascimento relatou que começou a notar mudanças no comportamento do pai após o desfile da escola de samba Portela, no Rio de Janeiro, e o lançamento do documentário “Milton Bituca Nascimento”, no início do ano.

        O herdeiro percebeu que Milton estava “um tanto esquecido”, com “pouco apetite” e o olhar frequentemente fixo em um único ponto. O que mais chamou a atenção foi o padrão de conversação: o cantor, que costumava passar horas contando diferentes passagens de sua vida, estava repetitivo, voltando às mesmas histórias em questão de minutos.

        Augusto consultou o clínico geral Weverton Siqueira, que acompanha o artista há uma década. O médico se assustou com o quadro e solicitou uma análise completa.

        Antes da confirmação do diagnóstico, Augusto resolveu fazer uma viagem de motorhome com o pai pelos Estados Unidos para aproveitar o momento, seguindo um conselho do próprio Siqueira, que disse: “se fossem viajar, esse era o momento para fazer esse tipo de viagem”. Segundo Augusto, Milton falou para todos “como se tivesse sido a melhor coisa da vida dele”.

        Ao retornar, o diagnóstico de Demência por Corpos de Lewy foi confirmado.

        Milton Nascimento se aposentou dos palcos em 2022, após a aclamada turnê de despedida “A Última Sessão de Música”.

        Apesar do afastamento das grandes turnês, o artista não se distanciou completamente da música, tendo gravado participações em álbuns, incluindo um disco com a cantora Esperanza Spalding. No início do ano, ele foi o grande homenageado da Portela, com o enredo “Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol”.

(Fonte: Gazeta Brasil)