Ministério da Saúde destina R$ 5 milhões ao Núcleo de Telessaúde da Funfarme e entrega 20 kits multimídia à região de Rio Preto
O Ministério da Saúde e a Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto) realizaram, nesta sexta-feira (07/novembro), a entrega de 20 kits multimídia de Telessaúde a municípios da região. O evento “SUS Digital no Programa Agora Tem Especialistas: Entrega de Kits de Telessaúde” aconteceu no Centro de Convenções da Famerp, com a presença da secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS), Ana Estela Haddad, e da deputada estadual Beth Sahão. Durante o evento, o Ministério da Saúde assinou o convênio de custeio de R$ 5 milhões para o Núcleo de Telessaúde da Funfarme.
Com a entrega dos novos kits, os municípios contemplados poderão melhorar a estrutura para consultas por telessaúde, tornando o atendimento mais ágil e resolutivo.
Cada kit é composto por um notebook, uma smart TV de 43 polegadas e uma câmera de videoconferência, que serão integrados à rede de teleatendimento já operada em parceria com o HB (Hospital de Base).
“O Hospital de Base é uma potência, é um hospital importantíssimo para todo o estado de São Paulo e até em âmbito nacional. Faz uma atenção especializada de alta resolutividade, com corpo de especialistas diferenciado, inova e faz pesquisas. E, com tudo isso, se torna referência para essa região do Noroeste Paulista, numa cobertura de população de até 2 milhões de habitantes. Ao mesmo tempo, o ‘Agora Tem Especialistas’ vem para reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso especializado, mas, para fazer isso, a gente também precisa fortalecer a própria atenção primária nas regiões. Então, oferecendo esse suporte, é possível qualificar e ampliar a resolutividade da atenção primária, reduzindo a necessidade de deslocamento, diminuindo a fila de espera e qualificando melhor o encaminhamento”, disse a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (SEIDIGI/MS), Ana Estela Haddad.
A Funfarme, referência no Noroeste Paulista em teleatendimento, atua diretamente na assistência a essas cidades, oferecendo suporte técnico e clínico às equipes de saúde municipais. Recentemente, a Fundação ampliou as teleconsultas em 37 especialidades médicas e nove especialidades multidisciplinares do HB e do HCM (Hospital da Criança e Maternidade).
O projeto já atingiu a marca de 43,5 mil atendimentos por telessaúde a pacientes do complexo hospitalar da Funfarme. A Saúde Digital Funfarme está totalmente alinhada aos programas SUS Digital e Agora Tem Especialistas, atuando nas principais especialidades de cardiologia, oncologia e ortopedia.
Maria Regina Jabur, superintendente administrativa da Funfarme, explica sobre o serviço de teleatendimento desde a implantação até o momento atual.
“Tivemos uma evolução muito significativa. Desde a pandemia, já vínhamos realizando algumas ações e, logo depois, montamos o polo avançado de Santa Fé do Sul. No último ano, intensificamos esse trabalho: adquirimos uma nova plataforma e passamos a atuar com toda a equipe ambulatorial — são 37 especialidades médicas, além de nove multiprofissionais. O ponto mais interessante tem sido a aproximação entre a atenção básica e o especialista. Estamos desenvolvendo um trabalho grande na região, envolvendo os 102 municípios, e oferecendo a oportunidade para que o médico da atenção básica realize uma teleinterconsulta com o nosso especialista. É uma evolução muito grande, já ultrapassamos 40 mil atendimentos, e estamos participando ativamente dessa transformação digital do SUS”, disse a superintendente administrativa da Funfarme.
Com o avanço da telessaúde, a expectativa é que mais pacientes possam receber atendimento especializado sem sair de suas cidades, ampliando o acesso à saúde de forma humanizada, moderna e inclusiva.

O serviço de telessaúde da Funfarme foi implementado pela instituição em 2022, mas, em abril deste ano, também com a presença da secretária Ana Estela Haddad, o Ministério da Saúde inaugurou, em Rio Preto, o primeiro Núcleo Saúde Digital no estado de São Paulo e o 27º inaugurado no Brasil.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho, ressalta o avanço tecnológico no atendimento e o papel da Fundação na promoção da telessaúde.
“Esse projeto, Saúde Digital, sempre esteve nos nossos planos e nas nossas ideias de ser implantado. Nós já tínhamos começado e, com o Núcleo do Ministério da Saúde, nós vamos ter esse compromisso de ampliar não apenas para nossa região e para o estado, mas também para o Brasil. Isso humaniza o atendimento, evita viagens desnecessárias, exames que podem ser comunicados sem precisar vir aqui, e a equipe multidisciplinar pode acompanhar esse paciente. Então, vai trazer inúmeras vantagens aos pacientes e municípios, que vão evitar transportes e gastos desnecessários, colocando à disposição deles todos os nossos especialistas — o que é o mais importante, já que esses municípios não conseguem ter em suas bases especialistas de todas as áreas”, destaca Dr. Horácio.
O atendimento à distância da Funfarme é ágil e eficaz, evitando o deslocamento do paciente até Rio Preto para consultas simples, como análise de resultado de exames, troca de receita médica, pedido de exames ou encaminhamento para especialistas.
“O Hospital de Base é uma potência de saúde em todo o interior do estado. Eu sou membro da Comissão de Saúde da Alesp e sempre temos o HB como referência em atendimento à saúde para dezenas de cidades em todo o Noroeste Paulista e além. A gente sabe que, muitas vezes, vêm pessoas de outros estados. Eles não param de evoluir, de crescer, de aprimorar os atendimentos e agora, cada vez mais, usam novas tecnologias e inovações para buscar diagnósticos cada vez mais precisos e procedimentos mais adequados e corretos, com profissionais competentes em todas as áreas”, finaliza a deputada estadual Beth Sahão.
(Fonte: Funfarme)









