PRF apreende na BR 153 carreta com oliveiras centenárias contrabandeadas da Argentina

        A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu, na manhã desta segunda-feira (10/novembro), em Rio Preto, uma carreta que transportava oito oliveiras centenárias trazidas ilegalmente da Argentina. A abordagem ocorreu na BR-153, e segundo a corporação, as árvores entraram no país sem a devida certificação fitossanitária, documento que comprova a ausência de pragas ou doenças capazes de afetar a agricultura nacional.

        Esta é a quarta apreensão do tipo registrada pela PRF em 2025. O transporte de espécies vegetais sem controle sanitário representa grave risco à agricultura e ao meio ambiente, já que pode introduzir patologias e pragas exóticas no território brasileiro.

         As oliveiras centenárias são altamente valorizadas no mercado paisagístico, especialmente por condomínios de alto padrão, devido ao porte imponente e simbolismo de longevidade, paz e prosperidade. Quando adquiridas legalmente, podem custar mais de R$ 150 mil cada.

        O motorista do caminhão foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Rio Preto, onde prestava depoimento até o fechamento desta edição. As árvores serão encaminhadas para destinação adequada, com o apoio da Polícia Militar Ambiental.

(Fonte: Gazeta de Rio Preto)