Coletor de lixo que percorre mais de 40 km por dia no trabalho vira destaque regional em provas de corrida de rua: ‘Resistência’

Jeovany Pyettro mora em Rio Preto e trabalha na coleta de lixo de Nova Granada. Após vencer as primeiras corridas, o sonho é ingressar no atletismo profissional.

        Jeovany já foi destaque em corridas e reportagem no OGR, começou a competir há pouco mais de um ano. Aos 29 anos, já corre 5 km em 15 minutos, superando atletas experientes e vencendo provas com mais de 2 mil inscritos.

        O motorista do caminhão, Rodrigo Oliveira, admite que não teria fôlego para acompanhar o colega. “Melhor ficar na boleia. Hoje não dá mais, a idade pesa. Quem sabe se eu fosse mais novo, mas agora não tem como”, disse Rodrigo.

        “Começou em Granada. Um amigo me via correndo atrás do caminhão e sempre me chamava para participar das provas. Um dia aceitei, ele fez a inscrição e terminei em 16min40s. Gostei e continuei. Depois conheci a equipe APA, em Rio Preto, e o Xavier, que me levou para o grupo. Desde então, sigo competindo”, contou.

Potencial

        O responsável por preparar Jeovany para as corridas é o treinador Peter Camargo, que também mantém um projeto social. Ele passou a acompanhar o atleta logo após a decisão de competir.

        “Conheci o Jeovany em novembro do ano passado, em uma corrida em Bálsamo. Ele pediu uma chance para treinar com o grupo de elite e aceitei. Em menos de um ano, já se destacava não só na região, mas também em provas nacionais. Hoje sonha em chegar à seleção brasileira”, disse Peter.

Destaques G1 em Rio Preto e Araçatuba

        Com resultados expressivos em pouco tempo, Jeovany já sonha com voos maiores. “Se Deus quiser, vou correr junto aos profissionais. Depende de mim e da vontade de Deus”, afirma.

        O treinador acredita que o futuro do atleta é promissor. “Em 19 anos no atletismo, vi que atletas que alcançam 15 minutos nos 5 km em apenas um ano chegam à seleção brasileira. Jeovany tem uma grande chance de conquistar esse espaço”, avaliou.

(Fonte: G1 São José do Rio Preto e Araçatuba)