.
Neste sábado, 14/fevereiro, comemora-se nos Estados Unidos e em outros países o famoso Valentine’s Day – ou Dia de São Valentim, na tradução.
14/fevereiro é o 45.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 320 dias para acabar o ano (321 em anos bissextos).
842 — Os monarcas irmãos, Carlos, o Calvo, rei da Frância Ocidental (atual França), e Luís, o Germânico, rei da Frância Oriental (atual Alemanha), pronunciam os Juramentos de Estrasburgo nas línguas francesa e alemã. A primeira atestação da existência da língua francesa.
1014 — Papa Bento VIII coroa Henrique II, rei da Baviera, Germânia e Itália, como Imperador Romano-Germânico.
1076 — Papa Gregório VII excomunga Henrique IV do Sacro Império Romano-Germânico (atual Alemanha).
1130 — A conturbada eleição papal de 1130 expõe uma divisão dentro do Colégio dos Cardeais.
1530 — Conquistadores espanhóis, liderados por Nuño de Guzmán, derrubam e executam Tangaxuán II, o último monarca independente do atual estado de Tarascan, no atual centro do México.
1655 — Os indígenas mapuches lançam ataques coordenados contra os espanhóis no Chile, iniciando a revolta mapuche de 1655.
1556 — Coroação de Aquebar como governante do Império Mogol (no atual norte da Índia).
1630 — Dá-se início à fase de resistência às Invasões holandesas no Brasil.
1655 — Guerra de Arauco: os mapuches, sob o comando de seu líder militar eleito, Clentaru, revoltam-se contra os espanhóis na atual região central do Chile.
1779 — James Cook é morto por nativos havaianos perto de Kealakekua, ilha do Havaí.
1782 — Criada a Companhia dos Guarda Marinha da Armada portuguesa.
1797 — Guerras revolucionárias francesas: Batalha do Cabo São Vicente: John Jervis e Horatio Nelson levam a Marinha Real Britânica à vitória sobre uma frota espanhola em ação perto de Gibraltar.
1804 — Jorge Negro lidera a Primeira Revolta Sérvia contra o Império Otomano.
1876 — Alexander Graham Bell solicita uma patente para o telefone, assim como Elisha Gray.
1879 — Início da Guerra do Pacífico quando as forças armadas chilenas ocupam a cidade portuária boliviana de Antofagasta.
1918 — Rússia Soviética adota o calendário gregoriano (em 1 de fevereiro de acordo com o calendário juliano).
1919 — Início da Guerra Polaco-Soviética.
1920 — Primeira onda do feminismo: Fundada em Chicago a Liga das Mulheres Eleitoras.
1924 — Computing-Tabulating-Recording Company muda seu nome para International Business Machines Corporation (IBM).
1929 — Massacre do Dia de São Valentim: sete pessoas, seis deles gângsters rivais da gangue de Al Capone, são assassinadas em Chicago.
1943 — Segunda Guerra Mundial: Rostov-on-Don, a Rússia é libertada.
1945 — Segunda Guerra Mundial:
Bombardeamento de Dresden: a Força Aérea Real Britânica e as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos começam a bombardear Dresden.
Um erro de navegação leva ao bombardeio equivocado de Praga, na Tchecoslováquia, por um esquadrão americano de B-17 que operava na ofensiva soviética Vistula-Oder.
Mostar é libertada pelos partisans iugoslavos.
1949 — Knesset (o parlamento israelense) se reúne pela primeira vez.
1950 — Assinado o Tratado de Amizade, Aliança e Assistência Mútua Sino-Soviético.
1954 — Primeira Guerra da Indochina: a guarnição francesa em Đắk Đoa é invadida pelo Viet Minh após um cerco de uma semana.[1]
1961 — Descoberta dos elementos químicos: o Elemento 103, Laurêncio, é sintetizado pela primeira vez na Universidade da Califórnia em Berkeley.
Union Carbide concorda em pagar US$ 470 milhões ao governo indiano por danos causados no Desastre de Bhopal de 1984.
Ruhollah Khomeini, líder supremo do Irã, emite uma fátua, que encoraja os muçulmanos a matar Salman Rushdie, autor de The Satanic Verses.
1990 — Nave espacial Voyager 1 tira uma fotografia da Terra, que mais tarde se tornou famosa como Pálido Ponto Azul.
2000 — Espaçonave NEAR Shoemaker entra em órbita ao redor do asteroide 433 Eros, a primeira espaçonave a orbitar um asteroide.
2003 — Guerra do Iraque: o presidente executivo da UNMOVIC, Hans Blix, informa ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que os inspetores de desarmamento não encontraram armas de destruição em massa no Iraque baathista.[2]
YouTube é lançado por um grupo de estudantes universitários, posteriormente se tornando o maior serviço de armazenamento de vídeos do mundo e uma fonte principal de vídeos virais.
Em Beirute, 23 pessoas, incluindo o ex-primeiro-ministro Rafic Hariri, são mortas quando o equivalente a cerca de 1 000 kg de TNT é detonado enquanto a carreata de Hariri atravessa a cidade.[3]
2011 — Como parte da Primavera Árabe, a Revolta no Bahrein começa com um “Dia de Fúria”.
2015 — Primeiro dia dos ataques terroristas em Copenhague contra um evento sobre liberdade de expressão em frente a uma sinagoga.
Massacre na Stoneman Douglas High School na Região Metropolitana do Sul da Flórida é um dos assassínios em massa mais letais em escolas, com 17 mortes e 15 feridos.
Jacob Zuma renuncia ao cargo de presidente da África do Sul.
(Fonte: Google / Wikipédia)












