.

15/fevereiro — Dia Internacional do Câncer Infantil. Uma data para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento adequado e do apoio às crianças e suas famílias. Com acompanhamento médico e acesso ao tratamento, muitas crianças podem vencer o câncer.

15/fevereiro é o 46.º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 319 dias para acabar o ano (320 em anos bissextos)

 

 

438 — O imperador romano oriental (bizantino) Teodósio II publica o código de leis Código de Teodósio.

590 — Cosroes II é coroado  da Pérsia da dinastia Sassânida.

706 — O imperador romano-oriental Justiniano II manda executar publicamente seus predecessores Leôncio e Tibério III no Hipódromo de Constantinopla.

1002 — Em uma assembleia em Pavia de nobres lombardosArduíno de Ivrea é restaurado aos seus domínios e coroado Rei da Itália.

1113 — O Papa Pascoal II emite a Pie Postulatio Voluntatis, reconhecendo a Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, na época encarregada de assistir e proteger os peregrinos à Terra Santa.

1214 — Durante a Guerra anglo-francesa, uma força de invasão inglesa desembarca em La Rochelle, na França.

1493 — Cristóvão Colombo, a bordo da caravela Niñaescreve uma carta aberta (amplamente distribuída após seu retorno a Portugal) descrevendo suas descobertas e os itens inesperados que encontrou no Novo Mundo.

1690 — Constantin Cantemir, Príncipe da Moldávia, e o Sacro Império Romano-Germânico assinam um tratado secreto em Sibiu, estipulando que a Moldávia apoiaria as ações lideradas pela Casa de Habsburgo contra o Império Otomano.

1786 — Descoberta por William Herschel a Nebulosa Olho de gato, a primeira nebulosa planetária cujo espectro foi pela primeira vez pesquisado.

1798 — Proclamada a República Romana depois de Louis-Alexandre Berthier, um general de Napoleão, ter invadido a cidade de Roma cinco dias antes.

1835 — A Constituição de Sretenje da Sérvia entra em vigor brevemente.

1862 — Guerra Civil Americana: confederados comandados pelo general John B. Floyd ataca as forças da União do general Ulysses S. Grant sitiando Fort Donelson no Tennessee. Incapazes de quebrar o cerco do forte, os confederados se rendem no dia seguinte.[1]

1878 — Fundação do Theatro da Paz em Belém do Pará.

1879 — Direitos da mulher: o presidente dos Estados Unidos, Rutherford B. Hayes, assina um projeto de lei permitindo que advogadas defendam casos perante a Suprema Corte dos Estados Unidos.

1894 — Inaugurada a Escola Politécnica de São Paulo.

1898 — O navio de guerra USS Maine explode e afunda no porto de Havana em Cuba, matando 274 pessoas a bordo. Este evento leva os Estados Unidos a declarar guerra contra a Espanha.

1899 — O czar Nicolau II da Rússia emite uma declaração conhecida como Manifesto de Fevereiro, que reduz a autonomia do Grão-Ducado da Finlândia, iniciando assim o primeiro período de opressão.[2]

1923 — A Grécia se torna o último país europeu a adotar o calendário gregoriano.

1931 — Primeira publicação do jornal oficial do Partido Comunista PortuguêsAvante!.

1933 — Em Miami, Giuseppe Zangara tenta assassinar o presidente eleito dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, mas em vez disso atira no prefeito de Chicago, Anton J. Cermak, que morre devido aos ferimentos em 6 de março.[3]

1942 — Segunda Guerra MundialQueda de Singapura. Após um ataque das forças japonesas, o general britânico Arthur Percival se rende. Cerca de 80 000 soldados indianos, britânicos e australianos tornam-se prisioneiros de guerra, a maior rendição de militares liderados por britânicos na história.

1944 — Segunda Guerra Mundial: começa o assalto a Monte Cassino, na Itália.

1945 — Segunda Guerra Mundial: terceiro dia do bombardeio em Dresden.

1946 — ENIAC, o primeiro computador eletrônico de uso geral, é formalmente entregue à Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia.

1961 — Voo Sabena 548 cai na Bélgica, matando 73 pessoas a bordo, incluindo toda a equipe de patinação artística no gelo dos Estados Unidos junto com vários de seus treinadores e familiares.

1972 — José María Velasco Ibarra, pela quinta vez como presidente do Equador, é destituído do cargo pelos militares pela quarta vez.

1989 — Guerra do Afeganistão: a União Soviética anuncia oficialmente que todas as suas tropas deixaram o Afeganistão.

1991 — Aliança do Grupo de Visegrád formada por quatro países da Europa Central (HungriaPolôniaRepública Tcheca e Eslováquia), que estabelece a cooperação para avançar em direção aos sistemas de mercado livre.

1996 — No Centro de Lançamento de Satélites Xichang na China, um foguete Longa Marcha 3, com um Intelsat 708, cai em uma vila rural após o lançamento, matando muitas pessoas.

2001 — Publicado o primeiro esboço completo do genoma humano na revista científica Nature.

2003 — Protestos contra a guerra do Iraque ocorrem em mais de 600 cidades em todo o mundo. Estima-se que entre 8 milhões e 30 milhões de pessoas participem, tornando esta a maior manifestação pela paz da história.[4][5]

2010 — Na Bélgica, o acidente ferroviário de Buizingen provoca 19 mortes.

2013 — Ondas de choque de um meteoro deixam cerca de 1 500 pessoas feridas no sul da região dos Urais, na Rússia.

2015 — O Estado Islâmico divulga um vídeo mostrando a decapitação de vinte e um cristãos coptas levados como cativos para a Líbia, que desencadeou uma onda de protestos.[6]

2021 — Sessenta pessoas se afogam e centenas estão desaparecidas depois que um barco afunda no rio Congo perto da aldeia de Longola Ekoti, província de Mai-NdombeRepública Democrática do Congo.[7]

2022 — Enchentes e deslizamentos causam a morte de 232 pessoas no município brasileiro de PetrópolisRio de Janeiro.

(Fonte: Google /  Wikipedia)