Aeroporto de Olímpia será construído pela Infraero com entrega prometida em 2026

       Considerada a maior obra do Governo Federal no interior do Estado de São Paulo, dentro dos próximos dois anos, o Aeroporto Internacional do Norte Paulista, que será construído na Estância Turística de Olímpia, acaba de ganhar mais um avanço nas tratativas entre governo e município para o início das obras.

        Cumprindo agendas importantes em Brasília nos últimos dias, o prefeito Fernando Cunha, esteve no Palácio do Planalto, reunido com o Ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha e com o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho para alinhamento do convênio que será assinado entre governo e município, até o início de março, para a construção do maior empreendimento da região.

Governo virá em Olímpia

        Para a visita, um ato oficial será marcado na área onde o aeroporto será instalado para recepcionar a comitiva do Governo Federal que virá a Olímpia para assinatura do convênio. O Aeroporto Internacional será situado a 20 quilômetros de Olímpia, na Estrada Municipal Diógenes Breda Filho, a 4 quilômetros da Rodovia Assis Chateaubriand e a 8 quilômetros da Vicinal Natal Breda, facilitando o acesso por diferentes rotas rodoviárias.

        Em pauta nas reuniões, o prefeito ainda esteve com diretores da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, que ficará com o aporte de R$ 104 milhões destinados à implantação do empreendimento, garantindo a permanência dos recursos junto ao governo para o avanço do projeto, que marca o maior salto do desenvolvimento da região Norte Paulista, sem a necessidade de investimento municipal.

        A expectativa é que o aeroporto, que contará com uma pista de 2.100 metros de extensão por 45 metros de largura, podendo no futuro se expandir para 2.500 metros e receber grandes aeronaves de carga, seja inaugurado até o primeiro semestre de 2026, com um pátio de aeronaves de 200 metros para taxiar, simultaneamente, até 6 aeronaves tipo boeing ou airbus, além de salas administrativas, operacionais, área de abastecimento, central do Corpo de Bombeiros e espaços receptivos que atendam e fomentem os atrativos turísticos de Olímpia, alavancando cada vez mais o destino por todo Brasil e América Latina.

        Para o prefeito Fernando Cunha, não é só um marco do Governo Federal no interior de São Paulo, como uma transformação para toda região norte paulista na logística do transporte de passageiros e de cargas. “O projeto solidifica o compromisso com o avanço e a infraestrutura regional, prometendo transformar Olímpia e seu entorno em importantes polos de atração turística e econômica.”, ressaltou o chefe do Executivo.

Capacidade       

        O Aeroporto Internacional do Norte Paulista terá capacidade para atender um milhão de passageiros por ano, volume significativamente maior do que o inicialmente planejado de 250 mil/ano, com sistema avançado de controle de instrumentos de solo para favorecer pousos e decolagens em qualquer condição climática.

        As obras serão licitadas pelo Governo Federal, após assinatura do convênio, para que até agosto sejam iniciadas.

        Vale lembrar que esse grande projeto estruturante foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro/2023, com a ajuda dos deputados federais da bancada paulista, sob a coordenação do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL), e do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL), relator do orçamento, e contemplado na LOA – Lei Orçamentária Anual de 2024 do Governo Federal (Lei Nº 14.822/24), através da sanção do presidente Lula.

(Fonte: Gazeta de Rio Preto)