Alunos de Psicologia da Famerp organizam Feira de Profissões para 500 adolescentes da Arprom
O sonho de ser médico acompanha Michel Felipe Gonçalves Costa, 16 anos, desde a infância. Aluno do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Rio Preto e aprendiz da Aprom (Associação Riopretense de Promoção do Menor), ele já está mergulhado nos estudos para o vestibular.
Na tarde de quarta-feira (19/novembro), Michel deu mais um passo rumo ao projeto de vida ao participar da Feira de Profissões, realizada pelos alunos do 2º ano de Psicologia da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).
“Meu objetivo é fazer Medicina na Famerp e me tornar neurocirurgião. Por isso, eu tento estudar todos os dias, reviso os vestibulares antigos e foco nas matérias em que tenho mais dificuldade”, conta o jovem, que atua no setor de patologia do HB (Hospital de Base), por meio da Arprom.
Assim como Michel, cerca de 500 adolescentes da Arprom participaram da feira, realizada no Sesc Rio Preto. A tarde dedicada à orientação profissional e educacional contou com estandes de instituições de ensino superior, cursinhos preparatórios e escolas técnicas, que ofereceram informações sobre Enem, ProUni, Fies, Provão Paulista, vestibulares, cursos técnicos e faculdades públicas e privadas — ampliando o repertório de possibilidades para jovens que, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de conteúdo.

A feira marcou o encerramento do projeto “De Olho no Futuro”, desenvolvido ao longo de 2025 como ação de extensão do curso de Psicologia da Famerp. Para os universitários, a iniciativa representou uma vivência prática essencial. Giovanna Picelli, estudante do 2º ano de Psicologia, destaca o impacto formativo da experiência.
“Estar em sala com adolescentes, transmitir um conteúdo relevante e construir vínculo é parte fundamental da prática da psicoterapia. O projeto nos permitiu desenvolver habilidades que serão essenciais para nossa carreira, além de gerar um sentimento muito forte de contribuição para a comunidade. Foi uma das melhores extensões que fizemos até agora”, afirma.
Para a Famerp, o projeto traduz a missão institucional de integrar ensino, pesquisa e extensão. O diretor-geral, Prof. Dr. Helencar Ignácio, reforça essa visão: “A Feira de Profissões materializa o compromisso social da Famerp. A participação dos estudantes de Psicologia fortalece o acesso dos adolescentes da Arprom a informações essenciais sobre educação e mundo do trabalho. Iniciativas como esta reafirmam o papel da faculdade pública na promoção de oportunidades e no desenvolvimento de práticas que impactam positivamente a comunidade.”
A Arprom, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade social e oferece cursos gratuitos de qualificação para mais de 500 jovens ao ano, vê na feira um marco do trabalho desenvolvido. Para o presidente Waldemar Brentan, o evento simboliza mais do que uma atividade pontual — representa o fechamento de um ciclo de orientação.

“O projeto ‘De Olho no Futuro’ surgiu da necessidade de ampliar o acesso dos nossos adolescentes às informações sobre políticas públicas educacionais. A feira é o desfecho desse trabalho. Realizá-la no Sesc é fundamental porque, além da orientação profissional, garantimos acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, que fazem parte da nossa missão de assegurar direitos e ampliar vivências formativas.”
Entre estandes lotados, estudantes atentos e muitas perguntas, jovens como Michel saíram da feira com um horizonte mais amplo — e com a sensação de que o futuro que desejam está mais perto do que imaginavam.
(Fonte: Famerp – Fotos: Johnny Torres)











