As pessoas estarão ‘vivendo na lua’ em uma década, diz NASA
O foguete Artemis da NASA partiu em direção à lua esta semana, enviando uma cápsula de última geração em uma viagem sem tripulação ao redor da lua e voltando 50 anos após a missão lunar Apollo final.
O lançamento muito atrasado e altamente esperado da agência espacial dos EUA da Flórida finalmente deu início ao programa sucessor da Apollo, Artemis, que visa devolver os astronautas à superfície lunar nesta década e estabelecer uma base sustentável lá como um trampolim para a futura exploração humana de Marte.
E agora a NASA disse que o programa é na verdade um trampolim para o envio de tripulações regulares à lua – e até mesmo para que permaneçam por períodos mais longos.
Ela planeja estabelecer o que chama de Artemis Base Camp, que terá “uma cabine lunar moderna e até uma casa móvel” que permitirá aos astronautas permanecer por até dois meses.
“A NASA aproveitará o impulso dessa missão de retorno humano em quatro anos e planeja enviar tripulação à lua cerca de uma vez por ano a partir de então”, disse um porta-voz ao veículo britânico, Sky News.
“Para dar aos astronautas um lugar para viver e trabalhar na lua, o conceito Artemis Base Camp da agência inclui uma cabine lunar moderna, um rover e até uma casa móvel”, acrescenta.
(Fonte: Gazeta Brasil)