Bárbara Domingos fecha Mundial de GR com ranking histórico para o Brasil

 

   Bárbara Domingos escreveu seu nome mais uma vez na história da ginástica rítmica do Brasil. Depois de conquistar a vaga nas Olimpíadas de Paris e uma inédita final por aparelho, a ginasta de 23 anos conquistou a melhor posição da história de uma brasileira no individual geral de um Mundial.

     Neste sábado (26/agosto), Babi somou 126,100 pontos e acabou na 11ª posição em Valência, na Espanha. O ouro ficou com a alemã Darja Varfolomeev, com 137.450. A italiana Sofia Rafaelli, com 135.700, e a israelense Daria Atamanov, com 131.400, completaram o pódio.

     A melhor colocação de uma brasileira no individual geral, que é a prova olímpica, era da própria Bárbara, 17ª colocada no Mundial de 2021. Depois de ter se classificado para a final de Valência na 14ª posição, Babi conseguiu melhorar seu desempenho neste sábado e subiu três posições no ranking final.

     O Brasil volta à quadra de Valência no domingo (27/agosto) para a final da prova de cinco arcos do conjunto a partir de 11h30. O sportv 3 transmite ao vivo.

As séries da final

     Bárbara começou a final na bola, aparelho em que teve sua maior nota na classificatória. A brasileira se apresentou muito bem e conseguiu 31,750 pontos, apenas 0,350 a menos do que na classificatória.

     Ao som de “Garota de Ipanema”, Babi mais uma vez acertou sua série de maças, aparelho em que conseguiu uma inédita final para o Brasil em Valência e acabou na 7ª  posição. Com 30,800 pontos neste sábado, ficou nove décimos abaixo do que fez na classificatória.

     Na fita, aparelho em que conquistou medalhas em etapas da Copa do Mundo e um ouro em uma etapa de Grand Prix neste ano, Babi teve uma pequena falha. A fita enroscou no corpo da ginasta, que conseguiu se recuperar bem e tirou 31,200 embalada por “Bad Romance”, música de Lady Gaga. Foi meio ponto melhor do que na classificatória.

     Babi terminou sua participação no arco, aparelho em que falhou na classificatória e ficou com 29,800. Desta vez a brasileira cravou a série com ritmos de “O Rei Leão” e conseguiu sua maior nota deste sábado: 32,350 pontos.

(Fonte: GE)