Brasil dá ‘tchaw’ pra Catar e Argentina ‘papa’ os holandeses
A eliminação precoce do Brasil frente à Croácia nos pênaltis pelas quartas de final do Mundial do Catar já fez sua primeira vítima, Tite anunciou que não seguiria como técnico da seleção brasileira após o término do contrato, que acontece no dia 31/dezembro deste ano.
“Derrota dolorosa, mas estou em paz comigo mesmo. Fim de ciclo”, comunicou o técnico de 61 anos no Estádio Ciudad de la Educación após uma derrota por 4 a 2 em chutes a 12 passos após igualar 1 a 1 em 120 minutos.
“Dividimos alegria, dividimos a tristeza. Ninguém mais do que nós queríamos dar essa alegria. Nós estamos sentidos, com nossos familiares, conosco mesmo, e tem uma geração bonita surgindo. Ela vai se fortalecendo nas adversidades, no crescimento. Todos somos responsáveis, não tem hipocrisia de dizer que é só um, não coloquem herói ou vilão. Eu perdi um título Brasileiro nas mesmas circunstâncias que foi agora, o futebol te permite um chute desviado, na única finalização, e o seu goleiro não fazer uma defesa durante o jogo. Eu tenho respeito muito grande”, confessou Tite.
Argentina vence Holanda nos pênaltis e é semifinalista
A Argentina é semifinalista da Copa do Mundo pela 5ª vez, depois de vencer a Holanda na disputa de pênaltis. Emiliano Martinez fez duas defesas na disputa de pênaltis, quando a Argentina venceu por 4 a 3 depois que o jogo terminou em 2 a 2 após 120 minutos de jogo.
Parecia que a Argentina estava caminhando para a vitória quando liderou por 2 a 0 faltando menos de um quarto de hora para o final do jogo.
Nahuel Molina abriu o placar para a Argentina aos 35 minutos, após bela assistência de Lionel Messi. Messi então marcou o 2º ao converter um pênalti marcado por uma falta de Denzel Dumfries sobre Marcos Acuna.
A Holanda ofereceu muito pouco como uma ameaça ofensiva, mas sua posição desesperada provocou uma mudança tardia de tática e eles começaram a testar a defesa argentina com sua nova abordagem direta.
O substituto Wout Weghorst fez uma finalização dramática ao cabecear para casa após um cruzamento de Steven Berghuis aos 83 minutos. Veio do primeiro chute da Holanda no alvo.
Dez minutos de acréscimo foram sinalizados no final dos 90 e a Holanda ganhou uma cobrança de falta logo no final desses 10 minutos.
Cody Gakpo e Teun Koopmeiners ficaram sobre ele, mas nenhum deles atirou. Em vez disso, Koopmeiners fez um passe rasteiro inteligente para Weghorst marcar de dentro da área.
A Argentina parecia em estado de choque, mas a Holanda não conseguiu aproveitar o ímpeto na prorrogação, em vez disso, voltou às táticas cautelosas e pacientes do início do jogo.
Foi o suficiente para a equipe de Louis van Gaal abrir caminho para a disputa de pênaltis, apesar de Lautaro Martinez ter acertado a trave no final da prorrogação.
O goleiro Emiliano Martinez deu início perfeito para a Argentina na disputa de pênaltis, defendendo os dois primeiros pênaltis da Holanda – marcados por Virgil van Dijk e Berghuis.
A Argentina marcou seus três primeiros pênaltis antes de Enzo Fernandez perder a chance de selar a vitória por 4 a 2.
O adversário da Argentina nas semifinais será a Croácia, que venceu o Brasil na disputa de pênaltis na sexta-feira .
Espera-se que Messi e companhia vençam a Croácia, já que a Argentina nunca perdeu uma semifinal da Copa do Mundo.
Eles venceram os EUA por 6 a 1 em sua primeira semifinal da Copa do Mundo em 1930. Desde então, derrotaram a Inglaterra em 1986, a Itália em 1990 e a Holanda em 2014.
A bicampeã Argentina venceu a Copa do Mundo de 1978 sem jogar uma semifinal, já que o formato desse torneio viu os finalistas decididos com base no resultado da 2ª fase de grupos.
(Fonte: Gazeta Brasil)