Brasil leva o ouro no feminino pelo Sul-Americano de Vôlei de Praia

      O Brasil foi o grande campeão no feminino do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia. Em uma final totalmente verde-amarela, disputada em Uberlândia, a dupla formada por Ágatha & Rebecca venceu Tainá & Victória por 2 set a 1, com parciais de 22/24, 21/18, 15/8. O título, no caso, é para o país, que ganhou 400 pontos no ranking sul-americano e se sagrou o vencedor da temporada 2023/2024. Mas a dupla campeã também somou 800 pontos para o ranking mundial.

        O jogo foi disputado desde o começo. Ágatha & Rebecca ficaram grande parte do 1º set na frente da parcial, mas a dupla adversária sempre encostava no placar e conseguiu virar logo nos pontos finais, saindo na frente. Ágatha & Rebecca voltaram novamente focadas para o 2º set, apesar da dificuldade, e se mantiveram assim no 3º. A dupla levou as duas parciais seguintes, ficando com o ouro.

        No masculino, o Chile levou o ouro, confirmado pela vitória dos primos chilenos Esteban & Marco na sobre Evandro & Arthur na final. Campeões do Top 16 há apenas seis dias e já classificados para as Olimpíadas de Paris 2024, Evandro & Arthur pareciam cansados e não deram trabalho para os chilenos.   Foram derrotados por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/13. No 1º set, ainda estavam mais inteiros, com Evandro fazendo bons bloqueios. Mas não conseguiram entrar em sintonia no 2º.

        O Circuito Sul-Americano teve sete etapas iniciais, e cada uma delas recebeu 32 duplas, que disputaram cerca de 60 partidas ao longo de três dias de torneio. As principais duplas do continente acumularam pontos para seus países no ranking continental. Os quatro países com maior total de pontos nas temporadas 2023/2024 e 2024/2025 do circuito se classificarão para a Copa do Mundo de 2025, que será realizada na Austrália.

         Os oito melhores países do ranking feminino e os sete melhores do masculino tiveram duas duplas na busca pelo título da temporada. A dupla campeã da final em Uberlândia somou 800 pontos para o ranking olímpico mundial, e o país campeão da etapa acumulou 400 pontos no ranking sul-americano.

(Fonte: GE)