Calor registra a 3ª onda do ano

        A Defesa Civil de São Paulo comunicou as altas temperaturas nos próximos dias. A 3ª onda de calor do ano deve fazer 2023 ser o mais quente de todos os tempos na capital paulista.

        Neste domingo (12/novembro), as máximas podem ter chegado acima dos 37°C, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

        Por conta disso, a Prefeitura da cidade começou a montar as tendas da Operação Altas Temperaturas na quinta-feira (09/novembro) para amenizar o impacto do calor na saúde da população, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade.

        Desde sexta-feira (10/novembro), serão distribuídas água e frutas nas 10 estruturas instaladas em todas as regiões da capital. A ação foi iniciada pela administração municipal em 20/setembro deste ano. Similar à OBT (Operação Baixas Temperaturas), a de altas temperaturas é ativada sempre que os termômetros atingem 32ºC, ou sensação térmica equivalente.

        As principais ações da operação têm foco no reforço do convencimento das pessoas para procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e receberão água e alimento; a instalação de 10 tendas em pontos estratégicos, das 10h00 às 16h00, com fornecimento de água, frutas e bonés, além de espaço pet; e disponibilização de uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição ao calor para atender essas tendas.

O calor

Sexta-feira (10/novembro): mínima de 19°C e máxima de 30°C

Sábado (11/novembro): mínima de 20°C e máxima de 35°C

Domingo (12/novembro): mínima de 21°C e máxima de 37°C

Segunda-feira (13/novembro): mínima de 22°C e máxima de 36°C

(Fonte: Gazeta Brasil)