Campinas confirma morte de adolescente de 16 anos por febre maculosa
Na manhã desta quinta-feira (15/junho), a Secretaria de Saúde de Campinas (SP) confirmou a morte por febre maculosa da adolescente de 16 anos que estava internada na cidade do interior de São Paulo.
A jovem morreu na terça-feira (13/junho). Outros três óbitos confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz para febre maculosa são da dentista Mariana Giordano, de 36 anos, do piloto de automobilismo Douglas Costa, de 42 anos, namorado de Mariana, e de uma mulher de 28 anos, de Hortolândia. Eles morreram no dia 08/junho.
Segundo a prefeitura local, as quatro pessoas estiveram na Fazenda Santa Margarida no dia 27/maio.
Outros 2 casos suspeitos, de pacientes internadas, são investigados. Uma das pacientes com suspeita de febre maculosa é uma mulher de 38 anos, de Campinas, que esteve em evento no local no dia 03/junho e apresentou início de sintomas no dia 10. A outra paciente é uma mulher, de 40 anos, moradora de Hortolândia, que apresentou sintomas no dia 10. Ela segue internada em um hospital de Campinas, aguardando resultado do exame laboratorial.
(Fonte: Gazeta Brasil)
Atualizado 15/junho – 20h10
A febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, é uma doença grave e de alta letalidade.
Geralmente, a incidência da febre maculosa se dá nas chamadas áreas endêmicas, onde já existe a transmissão, que ocorre por meio do contato do ser humano com o carrapato infectado pela bactéria causadora da doença.
(Fonte: Menu do Estado do Rio de Janeiro)