CBF afasta árbitros após polêmicas em São Paulo x Palmeiras e Grêmio x Bragantino

       A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou, nesta segunda-feira (06/outubro), o afastamento temporário de quatro árbitros envolvidos em lances polêmicos da 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os juízes Ramon Abatti Abel (SC) e Lucas Casagrande (PR), além dos árbitros de vídeo Ilbert Estevam da Silva (SP) e Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE), passarão por treinamento de aperfeiçoamento antes de voltarem a atuar.

        O clássico paulista entre São Paulo e Palmeiras, disputado no Morumbis e vencido pelo Verdão por 3 a 2, foi o estopim da decisão. O Tricolor se revoltou com a não marcação de um pênalti quando ainda vencia por 2 a 0 e também com a manutenção de Andreas Pereira em campo após uma entrada dura em Marcos Antônio — lance em que apenas o cartão amarelo foi aplicado. O VAR, sob comando de Ilbert Estevam, não recomendou a revisão do árbitro Ramon Abatti Abel.

        A diretoria são-paulina, liderada pelo presidente Júlio Casares e pelo diretor de futebol Carlos Belmonte, protestou publicamente, cobrando medidas imediatas da CBF. O técnico Hernan Crespo classificou os erros como “algo nunca visto”, e o clube chegou a publicar nota oficial. A repercussão foi tamanha que até Neymar, atualmente no Santos, criticou a arbitragem nas redes sociais: “Juizada ruim, erro atrás de erro”, escreveu.

        No duelo entre Grêmio e Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, os gaúchos também contestaram decisões. O Tricolor reclamou da expulsão de Kannemann e de um pênalti assinalado para o time paulista nos acréscimos, que resultou na vitória por 1 a 0 do Massa Bruta. Após a partida, o lateral gremista Marlon desabafou: “O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense está sendo categoricamente roubado desde que começou o campeonato. Vivemos falando de calendário, mas não temos profissionalização dos árbitros”.

        Com a pressão de dois dos maiores clubes do país, a CBF decidiu pelo afastamento dos árbitros e reconheceu a necessidade de aprimorar o quadro de arbitragem. Segundo a entidade, os profissionais passarão por reciclagem técnica e análise de desempenho, em um processo que deve incluir maior rigor no uso do VAR.

Nota da CBF:

        A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades.

(Fonte: Gazeta Brasil)