Cliente mata advogado com facada no coração em Viçosa (MG)

         O advogado Marcelo Andrade Mendonça (foto), de 43 anos, foi morto na tarde de sexta-feira (14/novembro) após levar uma facada no coração durante uma reunião com um cliente em um escritório de advocacia no centro de Viçosa, na Zona da Mata mineira. O agressor, de 53 anos, foi preso em flagrante.

        De acordo com a Polícia Militar, ao chegarem ao local, os policiais encontraram o advogado caído no chão e o suspeito já contido por testemunhas. A porta de vidro do estabelecimento estava quebrada.

        Uma funcionária que presenciou o crime contou que o suspeito, que estava acompanhado da esposa, tinha uma reunião marcada para as 16h00 com Marcelo. Em determinado momento, o homem começou a se exaltar, acusando o advogado de “jogar para os dois lados”. A conversa foi encerrada, e todos seguiram para a recepção, onde o suspeito atacou o advogado com uma faca. A esposa do agressor conseguiu retirar a arma da mão do marido enquanto outra testemunha o imobilizava.

        Marcelo foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A perícia recolheu a faca utilizada no crime

        Além da advocacia, Marcelo também era cantor e se apresentava em bares da região. Amigos destacaram sua personalidade acolhedora e o amor pela música.

        “Uma pessoa extremamente agradável, cheia de vida e apaixonada pela música.” Foi assim que conhecidos definiram o advogado.

        O baterista Rafael Canielo, que trabalhou com Marcelo por dois anos, lembrou o primeiro encontro dos dois no Mina Jazz Bar, em Belo Horizonte, em 2023. “Com poucos minutos de conversa já estávamos fechando o nosso primeiro show. Ele era querido por todos, público, banda, equipe da casa. Ficamos estarrecidos e profundamente tristes”, disse.

        Formado em Direito pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), Marcelo era pós-graduado em Direito Público pela Universidade Gama Filho e mestre em Administração Pública pela UFV. Além de atuar como advogado e sócio do escritório, dedicou-se ao ensino jurídico, sendo professor na Fadir (Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga) entre 2012 e 2023.

        Ele também exerceu cargos públicos nas áreas de saneamento, administração e urbanismo, incluindo passagens pelo Departamento Municipal de SAAE (Água, Esgoto e Saneamento de Ponte Nova e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Viçosa. Desde 2018, era procurador municipal especializado em Direito Urbanístico, Obras e Meio Ambiente.

        Em nota publicada nas redes sociais, a OAB de Viçosa lamentou profundamente o assassinato e afirmou que acompanhará o caso de perto.

         “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do advogado Marcelo Andrade Mendonça, brutalmente assassinado dentro de um escritório enquanto exercia sua função. (…) A OAB Viçosa informa que tomará todas as providências cabíveis e estará à frente de todos os esforços necessários para que este ato cruel seja rigorosamente investigado. (…) A advocacia não se intimidará. Não perderemos nossa coragem.”

(Fonte: Gazeta Brasil)