Colisão envolvendo 11 pilotos termina em morte de 2 corredores

        Owen Jenner, de 21 anos, e Shane Richardson, de 29 anos, morreram após um acidente em cadeia que envolveu 11 competidores durante uma corrida do Campeonato Britânico de Superbikes no circuito de Oulton Park, que aconteceu na segunda-feira (05/maio) no condado de Cheshire, Reino Unido. O trágico fato ocorreu na 1ª curva da 1ª volta do evento correspondente ao Quattro Group British Supersport Championship, parte do fim de semana de abertura da temporada.

        Segundo informou a MSVR (MotorSport Vision Racing) em um comunicado, o acidente ocorreu na curva Old Hall, onde uma primeira queda provocou o incidente que gerou a interrupção imediata da corrida.   Os serviços médicos do circuito agiram rapidamente, mas o evento foi cancelado pouco depois devido à gravidade da situação. “O catastrófico acidente resultou tragicamente na morte de dois pilotos e em lesões significativas para outro”, indicou o organizador da corrida.

        Jenner, britânico e piloto da equipe Rapid Honda, sofreu uma lesão na cabeça que resultou fatal. Foi atendido no local e transferido para o centro médico do circuito, onde faleceu apesar dos esforços para reanimá-lo. O jovem acumulava vários títulos nacionais: foi Campeão do Team Green em 2018, Campeão Britânico Júnior Supersport em 2020, Campeão Britânico Júnior Superstock em 2023 e Campeão Britânico de GP2 em 2024.

        Por sua vez, Richardson, natural da Nova Zelândia e representante da equipe Astro-JJR Hippo Suzuki, foi atendido inicialmente no local devido a ferimentos graves no peito. Posteriormente, foi transferido para o Hospital Universitário Royal Stoke, mas morreu antes de chegar. O neozelandês era pai de dois filhos e havia compartilhado um vídeo em suas redes horas antes do acidente.

        O presidente de Motociclismo da Nova Zelândia, Michael McLeod, declarou ao New Zealand Herald que a morte de Richardson “é um choque trágico para a comunidade de corridas de motos na Nova Zelândia porque ele é um competidor muito respeitado e um mentor para muitos jovens pilotos promissores que agora competem também na Europa e na Inglaterra”. Além disso, indicou que o corredor de 29 anos era “um cara fantástico” e que havia “encontrado sua zona de conforto” na série britânica, onde “era muito bom no que fazia”.

        Também se pronunciou o jovem piloto neozelandês Cormac Buchanan, que publicou uma mensagem nas redes após a morte de seu compatriota: “Você não era apenas um corredor super talentoso, mas também uma pessoa com os pés no chão fora das pistas… Você era alguém a quem eu podia admirar e de quem eu podia aprender, e tenho muita sorte de ter tido sua orientação no meu primeiro ano na Europa. Sempre corro com você, obrigado por tudo, Shane”.

        Entre os feridos após o dramático choque também se encontra o piloto Tom Tunstall, de 47 anos, que foi hospitalizado com lesões nas costas e no abdômen. Outros cinco competidores sofreram ferimentos leves e foram atendidos sem necessidade de hospitalização: Carl Harris (#9), Max Morgan (#39), Cameron Hall (#48), Freddie Barnes (#78) e Morgan McLaren-Wood (#95). Três pilotos mais, Lewis Jones (#25), Corey Tinker (#37) e George Edwards (#90), saíram ilesos.

        A MSVR confirmou que tanto o Motorcycle Circuit Racing Control Board quanto a polícia de Cheshire estão realizando uma investigação detalhada sobre as causas do incidente, em colaboração com o legista local. Foi anunciado que novas declarações serão emitidas à medida que a investigação avançar.

       O trágico incidente, que ocorreu durante o feriado de segunda-feira no Reino Unido, gerou múltiplas expressões de dor e solidariedade nas redes sociais também por parte de fãs de corridas. “Este é um dia sombrio para o motociclismo”, escreveu um fã. Outro expressou: “Nosso esporte pode ser cruel, mas nossa comunidade é solidária. Nunca serão esquecidos. Descansem em paz”.

(Fonte: Gazeta Brasil)