Com aumento de casos, CPFL reforça medida de segurança e alerta sobre golpes digitais

       O número de golpes de boletos falsos vem crescendo a cada dia e com isso cada vez mais pessoas têm ficado no prejuízo quando descobrem que foram vítimas de fraudes. Nos últimos meses, vários boletins de ocorrência foram registrados só no Plantão Policial de São José do Rio Preto.

        Essa semana mais dois BOs foram registrados. Em um dos casos, um vendedor, de 39 anos, morador do bairro Santo Antônio, procurou a delegacia informando ter perdido R$362,50 ao tentar pagar uma conta de energia vencida em 15/dezembro/2023.  Ele acreditou que estava entrando no site da empresa, solicitou a 2ª via do boleto e efetuou o pagamento pelo aplicativo do banco. A transação aconteceu no dia 27/dezembro, porém no dia 23/janeiro, funcionários da companhia de energia estiveram na residência do vendedor e efetuaram o corte do abastecimento da energia por falta de pagamento.   O vendedor só entendeu que havia caído em um golpe quando entrou em contato com o 0800 da empresa e verificou que o nome e o CNPJ do favorecido do pagamento não eram da empresa de energia.  

        Em um segundo caso, um entregador, de 24 anos, pagou quatro contas no valor total de R$ 480,63, mas no dia 08/janeiro ele foi surpreendido com a notificação da CPFL que as referidas contas não foram quitadas.  No documento policial, consta o nome do favorecido, uma outra empresa, que não a CPFL. 

        Pelo menos mais 10 pessoas registraram ocorrências parecidas nos últimos meses nas delegacias rio-pretenses.

Dicas de segurança da CPFL

        A CPFL Paulista, empresa que fornece energia elétrica em Rio Preto, informou que tem tido esforços contínuos na adoção de medidas para minimizar esse tipo de situação, além de realizar campanhas constantes de comunicação para orientar a população.

        A concessionária esclarece que, embora não tenha havido invasão ou hackeamento de seu site oficial, tem conhecimento desses golpes digitais que visam enganar os clientes por meio de sites falsos. A empresa enfatiza que a segurança do acesso ao site oficial é uma prioridade, e as ações fraudulentas ocorrem em páginas não vinculadas à CPFL Paulista.

        Algumas orientações são cruciais para garantir a segurança nas transações relacionadas às contas de energia elétrica, destaca a concessionária de energia:

– A via de acesso à conta digital, para clientes que recebem a conta por e-mail, é o link encaminhado aos clientes pelo endereço contadigital@cpfl.com.br.  

– O cliente deve solicitar a segunda via da conta exclusivamente pelo site www.cpfl.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código PIX. Atenção especial se for usar sites de busca, como o Google, pois é aqui que os sites fraudulentos podem aparecer para o cliente. O link correto é o https://www.cpfl.com.br/segunda-via-de-conta.

– Antes de confirmar o pagamento por boleto ou PIX, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da CPFL Paulista, o CNPJ é o 33.050.196/0001-88. Em qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o cliente não deve fazer o pagamento.

– A CPFL também possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.cpfl.com.br/fato-ou-fake.

– Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na CPFL Paulista são: WhatsApp (19) 99908-8888, SMS 27351 e call center 0800 010 1010 (ligação gratuita). Em casos de golpes, a concessionária informa que sempre orienta os consumidores a registrarem boletins de ocorrência policiais para denunciar a fraude.  

(Fonte: Jornal Dhoje Interior/Danielle Molnar)