Comandante da PM em Rio Preto alerta para onda de ‘ameaças fake’
O comandante do CPI-5, coronel Fábio Cândido, afirmou que a Polícia Militar tem recebido uma “enxurrada” de ameaças de violência a escolas da região de Rio Preto nos últimos dias, após os ataques na Capital e em Blumenau (SC). Mas, até o momento, os supostos atentados não passam de fake news.
A corporação vai fazer na semana que vem um treinamento com educadores sobre as ações a serem adotadas. “Boa parte destas ligações são de pessoas que dizem saber supostos planos de ataques, mas que checamos e não são verdade. Parte disso vem de gente que está com certo pânico em função dos casos que aconteceram fora de Rio Preto”.
A quantidade de ligações recebidas pela central telefônica da Polícia Militar de Rio Preto (190) cresceu 40%. Por semana, o Copom do CPI-5 recebe 14,5 mil ligações, mas nesta semana a quantidade subiu para 20,4 mil. São pais, educadores e alunos que ficam sabendo de uma suposta ameaça de ataque – normalmente pelos aplicativos de mensagens – e comunicam à polícia.
Na próxima semana, Fábio quer reunir educadores no Teatro Paulo Moura, em Rio Preto, para dar um treinamento sobre o modo de agir em casos de ameaças de violência. “Queremos falar com professores, funcionários, diretores e supervisores para saber como identificar ameaças e o que fazer, além de orientações práticas de como aumentar a segurança na escola ou creches”, diz o oficial.
(Fonte: Diário da Região)