Confederação Israelita critica fala de Lula: ‘acusação falsa e grave’

      A CONIB (Confederação Israelita do Brasil) desqualificou as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, feito na COP28 em Dubai na última sexta-feira (1º/dezembro).

        Lula, em entrevista à TV Al Jazeera, do Catar, comparou as ações de defesa de Israel ao genocídio. Em resposta, a CONIB emitiu um comunicado lamentando a declaração, afirmou que é falsa e destacou a gravidade do pronunciamento vindo do presidente da República.

        A Confederação também solicita serenidade e equilíbrio às autoridades neste momento tenso e doloroso, marcado pelo aumento de manifestações antissemitas no Brasil e no mundo.

        Lula se reuniu na sexta-feira com o presidente de Israel, Isaac Herzog, para discutir a liberação de árbitros ainda fechados pelo Hamas.

Eis a íntegra da declaração da CONIB

A CONIB lamenta profundamente declarações do presidente Lula comparando as ações de defesa de Israel a genocídio. É uma acusação falsa que, vinda do presidente da República, ganha dimensões ainda mais graves. A CONIB mais uma vez pede serenidade e equilíbrio às autoridades neste momento tão tenso e doloroso, com aumento de manifestações antissemitas no Brasil e no mundo.

(Fonte: Gazeta Brasil)